Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

FORMAÇÃO  CONTINUADA DE PROFESSORES
Espaço de reflexão e troca de saberes


  Pensamos que formação continuada deve ser um processo que propicie aos professores um espaço de socialização de suas praticas e de reflexão coletiva entre pares sobre elas. Estes espaços devem possibilitar a troca de experiências entre colegas e a avaliação conjunta das práticas realizadas.
    Formação continuada é um termo que vem sendo utilizado há algumas décadas para caracterizar diversas ações referentes a atividades realizadas pelos e com os professores, depois de sua formação inicial. Percebe-se diferentes significados atribuídos a esta expressão, assim como, também certo descompasso entre os significados consolidados nas produções e aqueles existentes entre os profissionais em serviço, que têm seus próprios entendimentos acerca da temática.
    É recorrente, nas falas dos profissionais que atuam nas escolas de educação básica a referência às reuniões pedagógicas de rotina como momentos de formação continuada, sem que estas façam parte de um plano de desenvolvimento profissional e/ou que estejam focadas na solução de problemas emergentes destes contextos escolares.

FONTE:http://www.efdeportes.com/efd158/formacao-continuada-de-professores-em-servico.htm 

Nosso primeiro encontro foi com o Professor e Psicólogo Marcus Vinícius. Sucesso total!

TEMA:  A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI / OS ALUNOS DE HOJE

Procuram-se estudantes

Além do mico-leão-dourado e do lobo-guará, outro mamífero tropical parece caminhar para a extinção
por Thomaz Wood Jr. publicado 10/04/2014 04:52 
 
Diz-se que uma espécie encontra-se ameaçada quando a população decresce a ponto de situá-la em condição de extinção. Tal processo é fruto da exploração econômica e do desenvolvimento material, e atinge aves e mamíferos em todo o planeta. Nos trópicos, esse pode ser o caso dos estudantes. Curiosamente, enquanto a população de alunos aumenta, a de estudantes parece diminuir. Paradoxo? Parece, mas talvez não seja.
Aluno é aquele que atende regularmente a um curso, de qualquer nível, duração ou especialidade, com a suposta finalidade de adquirir conhecimento ou ter direito a um título. Já o estudante é um ser autônomo, que busca uma nova competência e pretende exercê-la, para o seu benefício e da sociedade. O aluno recebe. O estudante busca. Quando o sistema funciona, todos os alunos tendem a se tornar estudantes. Quando o sistema falha, eles se divorciam. É o que parece ocorrer entre nós: enquanto o número de alunos nos ensinos fundamental, médio e superior cresce, assombram-nos sinais do desaparecimento de estudantes entre as massas discentes.
Alguns grupos de estudantes sobrevivem, aqui e acolá, preservados em escolas movidas por nobres ideais e boas práticas, verdadeiros santuários ecológicos. Sabe-se da existência de tais grupos nos mais diversos recantos do planeta: na Coreia do Sul, na Finlândia e até mesmo no Piauí. Entretanto, no mais das vezes, o que se veem são alunos, a agir como espectadores passivos de um processo no qual deveriam atuar como protagonistas, como agentes do aprendizado e do próprio destino.

Continue lendo em:

 FONTE: http://www.cartacapital.com.br/revista/794/procuram-se-estudantes-7060.html

domingo, 19 de outubro de 2014

AVALIAÇÕES  DO  SIMAVE  2014



O que é o PROALFA


O Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa, cuja primeira avaliação ocorreu em 2005, verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública, sendo censitária no 3º ano. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.

O que é PROEB

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – Proeb – tem por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Não se trata, portanto de avaliar individualmente o aluno, o professor ou o especialista. O Proeb avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

FONTE:http://www.simave.caedufjf.net/proeb/o-que-e-proeb/

SIMULADOS - ONDE ENCONTRAR:

  • http://www.alfabetizacaotempocerto.com
  • http://profwarles.blogspot.com.br
  •  http://www.espacoprofessor.com/2013/09/simulados-completos-5-9-e-3-ano-em.html
 MÃOS  À  OBRA !!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

DIA  DO  PROFESSOR
 
Fonte:http://www.recadosonline.com

Verdades

                                                                                         Paulo Freire

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem "águias" e não apenas "galinhas". Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
 

 
 Fonte:http://www.brinquebook.com.br
 
 

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CALENDÁRIO DE OUTUBRO E  ATIVIDADES

 
fonte:http://coisasparablogsefacebook.blogspot.com.br

 
FONTE: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br

 

FONTE: http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br

fonte:http://professoracleides.blogspot.com.br
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZcoTcw6LRo_DNPPUaLa-hFbsf8I5JWKJGneQEKFDqiEuG_Jt7rESmtW6hD-ykhHpTkCU94skVOUePJUBnTYQcQZIUbyTuNFXt6ju5PJwDfmqVgmy84a0cYDPXagPMD9dI5_8-twCBK1Y/s1600/Tangram+-+molde.jpg