Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

VOLTA ÀS AULAS - 2º SEMESTRE


"Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.(Cora Coralina)

Dicas de atividades para retornar ao 2º semestre:

EDUCAÇÃO INFANTIL/1º E 2º ANO
  • Nada de quadro cheio assim que receber os alunos;
  • Receba os alunos com dinâmicas encorajadoras;
  • Conte histórias;
  • Cante, dance, pinte e enfeite o ambiente escolar;
  • Fale de suas propostas para o bimestre;
  • Preencha o calendário do mês  e destaque as datas mais importantes.


Mãos à obra!!!


COLAGEM COM FORMINHAS DE DOCE



MÚSICA  PEIXE VIVO E  COLAGEM


  • Mural com TNT azul para fundo


COMO PODE PEIXE VIVO
VIVER FORA D'ÁGUA FRIA
COMO PODE PEIXE VIVO
VIVER FORA D'ÁGUA FRIA.
COMO PODEREI VIVER,
COMO PODEREI VIVER.
SEM A TUA, SEM A TUA,
SEM A TUA COMPANHIA. (BIS)


terça-feira, 30 de julho de 2013

ALFABETIZAÇÃO  OU  LETRAMENTO?
Todo(a) alfabetizador(a) deve saber diferenciar.


Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser. 

Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetizar letrando, é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social. A palavra letramento é utilizada no processo de inserção numa cultura letrada. 


Nos Estados Unidos e na Inglaterra, embora a palavra literacy já constasse do dicionário desde o final do século XIX, foi nos anos 80 , que o fato tornou-se foco de atenção e de estudos nas áreas da educação e da linguagem. No Brasil os conceitos de alfabetização e letramento se mesclam e se confundem. A discussão do letramento surge sempre envolvida no conceito de alfabetização, o que tem levado, a uma inadequada e imprópria síntese dos dois procedimentos, com prevalência do conceito de letramento sobre o de alfabetização. Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento. 

O conhecimento das letras é apenas um meio para o letramento , que é o uso social da leitura e da escrita. Para formar cidadãos atuantes e interacionistas, é preciso conhecer a importância da informação sobre letramento e não de alfabetização. Letrar significa colocar a criança no mundo letrado, trabalhando com os distintos usos de escrita na sociedade. Essa inclusão começa muito antes da alfabetização, quando a criança começa a interagir socialmente com as práticas de letramento no seu mundo social. O letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento alcançado de maneira informal absorvido no cotidiano. Ao conhecer a importância do letramento, deixamos de exercitar o aprendizado automático e repetitivo, baseado na descontextualização. 

Na escola a criança deve interagir firmemente com o caráter social da escrita e ler e escrever textos significativos. A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita pelo indivíduo ou grupos de individuos, o letramento focaliza os aspectos sócio-históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. “Em termos sociais mais amplos, o letramento é apontado como sendo produto do desenvolvimento do comércio, da diversificação dos meios de produção e da complexidade crescente da agricultura. Ao mesmo tempo, dentro de uma visão dialética, torna-se uma causa de transformações históricas profundas, como o aparecimento da máquina a vapor, da imprensa, do telescópio, e da sociedade industrial como um todo”. TFOUNI, Leda Verdiani. 

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através do recado, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser. 

Autora: Amelia Hamze 
Profª FEB/CETEC e FISO

FONTE:http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/alfabetizacao.htm

segunda-feira, 29 de julho de 2013

FALANDO  DE   PIPAS
O mês de agosto  está chegando e o tempo é propício para empinar pipas.






FONTE:alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com


PRODUZINDO  TEXTO:






FONTE:tiapaulaeducadora.blogspot

LIGUE OS PONTOS SEGUINDO A ORDEM ALFABÉTICA:











FONTE:www.luluestradeiro.net



pipas para colorir






segunda-feira, 22 de julho de 2013

DIA DOS PAIS 2013






FOLCLORE
Uma maneira divertida de desvendar a cultura popular















ALGUMAS IMAGENS EM PRETO E BRANCO


O mês de agosto se  aproxima, o tempo é curto para desenvolver tantas atividades sobre folclore.Mãos à obra!