FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Espaço de reflexão e troca de saberes
Pensamos que formação continuada deve ser um processo que propicie aos
professores um espaço de socialização de suas praticas e de reflexão
coletiva entre pares sobre elas. Estes espaços devem possibilitar a troca de
experiências entre colegas e a avaliação conjunta das práticas realizadas.
Formação continuada é um termo que vem sendo utilizado há algumas décadas
para caracterizar diversas ações referentes a atividades realizadas pelos e
com os professores, depois de sua formação inicial. Percebe-se diferentes
significados atribuídos a esta expressão, assim como, também certo
descompasso entre os significados consolidados nas produções e aqueles
existentes entre os profissionais em serviço, que têm seus próprios
entendimentos acerca da temática.
É recorrente, nas falas dos profissionais que atuam nas escolas de educação
básica a referência às reuniões pedagógicas de rotina como momentos de
formação continuada, sem que estas façam parte de um plano de desenvolvimento
profissional e/ou que estejam focadas na solução de problemas emergentes
destes contextos escolares.
FONTE:http://www.efdeportes.com/efd158/formacao-continuada-de-professores-em-servico.htm
Nosso primeiro encontro foi com o Professor e Psicólogo Marcus Vinícius. Sucesso total!
TEMA: A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI / OS ALUNOS DE HOJE
Procuram-se estudantes
Além do mico-leão-dourado e do lobo-guará, outro mamífero tropical parece caminhar para a extinção
por Thomaz Wood Jr.
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publicado
10/04/2014 04:52
Diz-se que uma espécie encontra-se ameaçada
quando a população decresce a ponto de situá-la em condição de extinção.
Tal processo é fruto da exploração econômica e do desenvolvimento
material, e atinge aves e mamíferos em todo o planeta. Nos trópicos,
esse pode ser o caso dos estudantes. Curiosamente, enquanto a população
de alunos aumenta, a de estudantes parece diminuir. Paradoxo? Parece,
mas talvez não seja.
Aluno é aquele que atende
regularmente a um curso, de qualquer nível, duração ou especialidade,
com a suposta finalidade de adquirir conhecimento ou ter direito a um
título. Já o estudante é um ser autônomo, que busca uma nova competência
e pretende exercê-la, para o seu benefício e da sociedade. O aluno
recebe. O estudante busca. Quando o sistema funciona, todos os alunos
tendem a se tornar estudantes. Quando o sistema falha, eles se
divorciam. É o que parece ocorrer entre nós: enquanto o número de alunos
nos ensinos fundamental, médio e superior cresce, assombram-nos sinais
do desaparecimento de estudantes entre as massas discentes.
Alguns grupos de estudantes sobrevivem, aqui e acolá,
preservados em escolas movidas por nobres ideais e boas práticas,
verdadeiros santuários ecológicos. Sabe-se da existência de tais grupos
nos mais diversos recantos do planeta: na Coreia do Sul, na Finlândia e
até mesmo no Piauí. Entretanto, no mais das vezes, o que se veem são
alunos, a agir como espectadores passivos de um processo no qual
deveriam atuar como protagonistas, como agentes do aprendizado e do
próprio destino.
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