O QUE PLANEJAR PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA ?
Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. "Receba os alunos calorosamente, de preferência fora da sala de aula, no portão de entrada, no pátio ou em alguma área livre."
Sugestões retiradas do site:
Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade".
PRIMEIRO DIA DE AULA
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano) | |
1. Divida os alunos em duplas e distribua massas de modelar. 2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno. 3. Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias. |
Troca de presentes (1º ao 3º ano) | |
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade. 3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer. 4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades. |
Pintura coletiva (4º e 5º ano) | |
1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede. 3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2011? |
REFORÇANDO A AMIZADE
Dinâmica do pirulito (3º e 4º ano) | |
1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos. 2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado. 3. Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito. 4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro. |
Dica esperta!
Essa atividade poderá ser retomada ao longo do ano letivo, de forma que os alunos possam verificar se alcançaram seus sonhos para 2011.
|
Autorretrato (4º e 5º ano) | |
1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham. 2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga. 3. Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima. 4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega. 5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato. 6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega. 7. Dê continuidade até que todos se apresentem. |
Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano) | |
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixá-la em um painel em sala de aula ou no pátio. 2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2014? 3. Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore. 4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc. 5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore. |
Dica esperta!
A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.
|
Da ordem ao caos (4º e 5º ano) | |
1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas. 2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado. 3. Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo. 4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe. 5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida. |
Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.
|
Contrato pedagógico | |
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc. 2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade. |
achei bem simples mais atrativo para as crianças!
ResponderExcluir