ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR PONTUAÇÃO
Entre pontos, vírgulas e travessões
Piadas e histórias infantis podem tornar o aprendizado da pontuação mais divertido e prazeroso
Juliana Lambert
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Para trabalhar o uso correto dos sinais de pontuação, um caminho interessante é explorar a linguagem oral. E nem é preciso ir muito longe para alcançar bons resultados. Segundo a professora Rafaela Cardoso Beleboni, responsável pela editoração do material didático de íngua portuguesa do Ensino Fundamental da Editora COC, existem metodologias atuais de ensino-aprendizagem que escapam do enfoque tradicional direcionado para a memorização.
"A tendência volta-se para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos mais variados gêneros discursivos presentes no contexto em que o aluno está inserido", comenta. Um desses gêneros é o humorístico curto, com as conhecidas piadas. Esses textos deixam as aulas mais dinâmicas e levam os alunos a formalizar as descobertas sobre as regrinhas de pontuação. As histórias infantis também levam dinamismo para essa aula.
Mas precisam ser bem contadas para deixar claro o uso da pontuação, como nos momentos de pausa, de questionamentos ou admiração dos personagens, na enumeração dos objetos, entre outros elementos. "Após explorar a entonação do texto e, ao mesmo tempo, buscar uma melhor compreensão do tema trabalhado, promovemos uma transposição para a linguagem escrita para registrar os sinais de pontuação".
Veja a seguir as atividades (imperdíveis!) que foram propostas pelas educadoras.
Gêneros humorísticos curtos (1º a 5º ano)
As atividades a seguir foram sugeridas com a intenção é tornar as aulas mais dinâmicas com o estudo de gêneros humorísticos curtos. Para tanto, é necessário selecionar textos que contenham diálogos. Veja alguns exemplos abaixo:
Leitura e observação |
1. Selecione piadas infantis que contenham diálogos. 2. Divida os alunos em duplas e distribua as piadas. Exemplo: Papagaio bilíngue O cliente entrou no pet shop e disse ao vendedor: - Quero comprar um papagaio diferente. - Temos um papagaio bilíngue. Se você levantar a patinha direita, ele fala francês. Se levantar a patinha esquerda, fala inglês. - E se eu levantar as duas patinhas? O papagaio respondeu: - Aí, eu caio! 3. Peça para os alunos identificarem o elemento que produz humor e observarem como os dois-pontos e o travessão contribuem para a clareza dos diálogos. 4. Registre as descobertas dos alunos e reforce a importância da pontuação. |
Vamos pontuar? |
1. Divida a turma em duplas e entregue piadas sem a pontuação original. 2. Proponha que pontuem devidamente os textos. 3. Promova a correção coletiva e mostre como os sinais de pontuação podem mudar o sentido dos textos. Exemplos de piada: Joãozinho estava observando sua mãe lavar a louça e perguntou ( ) ( ) Por que você tem tantos cabelos brancos ( ) mamãe ( ) A mãe respondeu ( ) ( ) Cada vez que você faz algo errado ou me deixa triste nasce um cabelo branco ( ) Joãozinho ficou pensando alguns instantes e disse ( ) ( ) Mãe ( ) por que todos os cabelos da minha avó estão brancos ( ) |
Dica! Para dificultar a atividade, proponha também um texto sem lacunas, para que a turma identifique o local exato para incluir os sinais de pontuação. |
Festival de piadas | |
1. Com o auxílio da turma, organize um festival de piadas infantis. 2. Divida os alunos em grupos e sugira a produção dos textos. 3. Mostre para as crianças que o elemento humor é importante, mas que a pontuação é fundamental para a compreensão das piadas.
4. Promova a correção coletiva, eleja as melhores piadas do festival e estimule o registro.
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Leitura em família (2º a 4º ano)
Esta atividade visa incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Reforça a importância de estabelecer uma ligação entre o conteúdo que o aluno aprende em sala de aula e suas experiências externas. Acredita-se que a maioria dos trabalhos pode e deve ter continuidade em casa.
1. Solicite um exercício para ser feito em casa com a participação dos pais. Ambos terão de entrar em um acordo e escolher a mesma obra para ler.
2. A primeira leitura será feita pela criança, que deverá ler em voz alta e usar a pontuação e a entonação adequadas.
3. Na sequência, a mesma história será contada pelos pais, para que posteriormente seja estabelecida uma comparação entre as leituras.
4. Após a atividade, pais e filhos deverão conversar sobre os personagens, acontecimentos e o lugar onde se passa a história.
5. Se possível, os pais deverão relacionar os textos lidos com situações do cotidiano.
6. Ao final, os alunos terão que registrar a atividade e justificar suas opiniões.
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