COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO ESCOLAR
Especialista critica a burocracia e diz que o coordenador pedagógico deve se aliar a outros colegas para não se sentir sozinho
Por onde se deve começar um bom planejamento?
CELSO VASCONCELLOS Depende muito da dinâmica dos
grupos. Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no
planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de
ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o
desejo da equipe. Não importa muito se você explicitou primeiro a
realidade ou o desejo. Então, por exemplo, não há problema algum em
começar um planejamento sonhando, desde que depois você tenha o momento
da realidade, colocando os pés no chão. Em alguns casos, se você começa o
ano fazendo uma avaliação do ano anterior, o grupo pode ficar
desanimado - afinal, a realidade, infelizmente, de maneira geral, é
muito complicada, cheia de contradições. Às vezes, começar resgatando os
sonhos, as utopias, dependendo do grupo, pode ser mais proveitoso. O
importante é que não se percam essas três dimensões e, portanto, em
algum momento, a avaliação, que é o instrumento que aponta de fato qual é
a realidade do trabalho, vai aparecer, começando o planejamento por ela
ou não.
É possível realizar um processo de ensino e aprendizagem sem planejar?
VASCONCELLOS É impossível porque o planejamento é uma
coisa inerente ao ser humano. Então, sempre temos algum plano, mesmo que
não esteja sistematizado por escrito. Agora, quando falamos em processo
de ensino e aprendizagem, estamos falando de algo muito sério, que
precisa ser planejado, com qualidade e intencionalidade. Planejar é
antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades
criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com
essas ideias antecipadas.
Em alguns contextos, o planejamento ainda é encarado como um instrumento de controle?
VASCONCELLOS Sim, em algumas escolas e redes, ele ainda
é um instrumento burocrático e autoritário. Em um sistema autoritário, o
planejamento é uma arma que se volta contra o professor porque o que
ele disser - ou alguém disser por ele - que vai ser feito tem que ser
cumprido. Caso contrário, ele foi incompetente. E, nem sempre,
conseguimos fazer o que planejamos. Por diversas razões, inclusive por
falha nossa, mas não unicamente por isso. No entanto, o movimento da
sociedade e o processo de redemocratização têm favorecido o conceito de
planejamento como real instrumento de trabalho e não como uma ferramenta
de controle dos professores.
Qual a relação entre o planejamento e o projeto político pedagógico?
VASCONCELLOS Nesse processo de planejar as ações de
ensino e aprendizagem, existem diversos produtos, como o projeto
político pedagógico, o projeto curricular, o projeto de ensino e
aprendizagem ou o projeto didático, que podem ou não estar
materializados em forma de documentos. O ideal é que estejam. Quando
falamos do planejamento anual das escolas, temos como referência o
projeto político pedagógico.
É possível fazer um planejamento sem conhecer o projeto político pedagógico da escola?
VASCONCELLOS Um projeto, a escola sempre tem, mesmo que ele não
esteja materializado em um documento. Agora, o ideal é que esse projeto
seja público e explicitado. Na hora do planejamento anual, ele deve ser
usado como algo vivo, como um termômetro para toda a comunidade escolar
saber se o trabalho que está sendo planejado está se aproximando
daqueles ideais políticos e pedagógicos ou não.
Como evitar que o tempo dedicado ao planejamento anual não seja desperdiçado?
VASCONCELLOS Nas escolas, o coordenador pedagógico é o
responsável por esse processo. É preciso prever momentos específicos
para cada tipo de assunto e ser firme na coordenação. Às vezes, há uma
tentação muito grande em ficar gastando tempo do planejamento com
problemas menores, administrativos ou burocráticos. Então, é muito
importante planejar o planejamento, reservando momentos específicos para
cada assunto, e ser rigoroso no cumprimento dessa organização. Ele
precisa ser um coordenador pedagógico forte, mas onde buscar apoio para
se fortalecer? Em alguns casos, há o apoio da direção, mas é muito
importante que ele faça parte de um grupo com outros profissionais no
mesmo cargo para trocar experiências e sentir que não está sozinho nesse
trabalho.
Com que frequência as ações do planejamento anual devem ser revistas pela equipe?
VASCONCELLOS Eu insisto muito na reunião pedagógica semanal. Na
minha opinião, esse encontro não deve ser por área, e sim com todos os
professores daquele ciclo, daquele período. Se todos os professores, por
exemplo, do ciclo II do Ensino Fundamental do período da manhã estão
presentes no mesmo momento, em um dia fixo da semana, no período da
tarde, durante cerca de duas horas, o coordenador pedagógico pode montar
reuniões por área, ou por nível ou gerais, conforme as necessidades.
Esse momento de encontro é imprescindível para planejar um trabalho de
qualidade com coerência entre os professores. Além de ser um momento de
socialização. Existem professores que descobrem coisas excelentes que
vão morrer com ele porque não foram sistematizadas nem ele compartilhou
aquelas descobertas. E, na hora do planejamento, há a possibilidade de
reservar um momento para isso.
FONTE:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/planejar-objetivos-427809.shtml
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