PROFESSORES
Depois do descanso merecido das férias é hora de pensar no início das aulas, afinal, quanto mais estivermos organizados, mais fácil e gratificante será o trabalho.
O planejamento inicial nos ajuda a definir as estratégias de ensino que poderão ser determinantes para o sucesso do trabalho.
Antes disso, vale algumas sugestões para reflexão:
- Lembre-se de que os trabalhos em equipe ajudam muito o desenvolvimento de habilidades importantes como, por exemplo, a interpessoal e argumentativa;
- Atividades diversificadas sempre ajudam na evolução do aprendizado. Ver o mesmo assunto de formas diferentes ajuda muito estabelecer relações e realmente compreender um tema;
- O trabalho interdisciplinar favorece tanto o aluno como o professor. Com relação ao aluno, pode ajudá-lo a ter uma visão mais ampla a respeito do que está estudando e para o professor, a troca de informações com outros colegas enriquece sempre;
- Cada vez mais a inclusão é realidade em nossas escolas e por isso é importante buscarmos informações a respeito para não ser pego de surpresa e sabermos lidar com situações desse tipo. Segue algumas indicações para leitura:
Inclusão: um guia para educadores.STAINBACK, Susan Bray ; STAINBACK, William. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Currículo na Educação Inclusiva: entendendo esse desafio.MINETTO, Maria de Fátima. Curitiba: IBPEX, 2008.
FONTE:http://www.smartkids.com.br/especiais/volta-as-aulas-professores.html
FICHA DE PLANO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
Professor:
Turno:
Turma:
Data:
|
|||||
Conteúdos
(tema/unidade/tópico)
|
Atividades
Previstas
|
Estratégias
(metodologia)
|
Recursos materiais
|
Duração
|
Avaliação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário