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Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

29 DE OUTUBRO DIA NACIONAL DO LIVRO
Sugestões de atividades da Educação Infantil ao Ensino Médio




O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil.
O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
A Origem do Livro
Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868.
Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".
Quem foi Gutenberg?
O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série.
Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças.
Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.
A Importância do Livro
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.
Fonte: www.criancafazarte.com.br



Olhai os livros na estante
Gabriel Perissé

No dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro.
E de tanto contemplar os livros do meu pequeno escritório, senti a irresistível vontade de fazer um sermão:

Brasileiras e brasileiros... olhai os livros por um instante! Celebremos o dia do livro nacional! Pensemos com carinho nesse objeto subjetivo, nessa fonte da eterna inquietude, nesse micro-universo feito de papel e letras.
Olhai os livros de banda, mais caros do que muitas vezes o nosso bolso pode agüentar. Olhai os milhões de leitores esperando o milagre da multiplicação das livrarias.
Olhai as editoras (mal) tratando o livro como bem comercial, o que nem sempre faz bem à literatura nacional.
Olhai os poucos livros que dizem tanto e os muitos que nada acrescentam (mas que mesmo assim são livros, e merecem um olhar de amor, de compaixão).
Olhai os livros, portanto, sabendo que nas listas dos mais vendidos é possível encontrar "livros" com fotos de leões cansados, patos perplexos, porquinhos simpáticos, livros coisa nenhuma - enquanto outros, nas prateleiras baixas das estantes escondidas, guardam segredos que nos tornariam mais humanos.
Olhai os livros nos sebos, contai os livros nos dedos, amai os livros inteiros, amontoai os livros no quarto, na sala, no vosso banheiro!
Olhai os livros e vede: não falam, nem ouvem, e no entanto fazem o leitor mais eloquente e mais atento ao mundo que o cerca. (E ao mundo que abriga em seu peito.)
Olhai os livros e vede: não cantam, não voam, e no entanto fazem o leitor espantar os males, sobrevoar terras e mares.
Olhai os livros e escolhei os que intensificam a vossa personalidade.
Olhai os livros e comprai os que podem trazer poesia para a prosa do vosso dia-a-dia.
Olhai os livros num canto, à espera de serem "ligados" pela nossa inteligência e imaginação.
Olhai os livros enquanto há tempo, pois chegará um tempo em que poderão se esgotar.
Olhai os livros mal traduzidos, mal revisados, mal distribuídos, mal prefaciados.
Olhai os livros abandonados e esquecidos, os livros menosprezados, empilhados no escuro, por cupins corroídos.
Olhai os livros em paz, mesmo que estejamos em guerra.
Olhai os livros apocalípticos, os poéticos, os livros que nos alegram ou deprimem, os livros que nos livram de todo mal.
Olhai os livros na estante, esse artigo de primeiríssima necessidade!



Antes de iniciar qualquer atividade sobre as datas em questão, necessário se faz contextualizá-las, buscando explicar o motivo de seu surgimento, isso faz com que os alunos percebam a importância de se lembrar fatos marcantes da história do País.
As sugestões de atividades que seguem, encontram-se separadas por níveis de ensino, mas isso não impede que o professor as adapte para qualquer uma das faixas etárias, ou ainda, realize apenas parte delas.
 
Educação Infantil 
- Promova momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.
Solicite aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.
O professor poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.
Uma variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura.
Outra possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro colega e vice-versa.
Aproveite o programa diário "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário onde as histórias se desenvolvem.
Se for possível providenciar alguns episódios da primeira versão do programa, passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio atual. Solicite que observem as semelhanças e diferenças.
Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.
Procure levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a literatura.
Faça uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma, ou ainda deixe que os alunos perguntem aos colegas de outras turmas.
Após o resultado final, determine o dia do personagem mais votado. Nesse dia, os alunos deverão se caracterizar da maneira mais semelhante ao personagem criado por Monteiro Lobato.
Não esqueça de fotografar e filmar as crianças para discutir com elas as várias formas encontradas para a caracterização.
Para saber mais sobre Monteiro Lobato acesse Lobato.
- Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de que seus alunos possam conhecer outras bibliotecas escolares, e ofereça o espaço da biblioteca de sua escola para que ela também seja visitada.
Esta atividade poderá ser precedida da elaboração de convites com a descrição de alguma atividade (leitura de alguma história escolhida pela turma para os visitantes) que será realizada na biblioteca.
Também, após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que julgaram interessantes.

- Existem personagens bastante marcantes, por apresentarem características que chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos - Os Pingos - são a diversão da criançada.
Proponha o acesso ao link UOL, onde seus alunos poderão conhecer os autores, os personagens e ainda ouvir algumas histórias.
Na seqüência, leve-os à biblioteca, a fim de que procurem livros com desses personagens. É importante que o professor verifique antecipadamente a existência dos livros ou providencie-os em outras bibliotecas.
Após ler as histórias, proponha aos alunos a confecção dos Pingos com massa de modelar ou balões.

 
Ensino Fundamental - Primeiro ao quinto ano 
- Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se há alguma programação especial (comumente organizadas por estas instituições) para que a turma possa participar.
Realize uma visita planejada, com instrutores dos próprios locais e, se possível, oriente seus alunos a se cadastrarem nessas bibliotecas, a fim de que possam realizar empréstimos posteriores.
Nas livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente voltarem com os pais para a aquisição.
A visita a livrarias e bibliotecas deve iniciar o mais cedo possível, pois, dessa forma, se desenvolverá o hábito da freqüência a esses locais.
- Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns livros passaram a ser divulgados virtualmente, os chamados e-books. Oriente-os que acessem alguns dos endereços sugeridos a seguir, observando com atenção os personagens, o enredo, conhecendo os autores, etc.

Enchanted Forest

Estórias e descrição dos personagens.

Dominhoca
Livro virtual infantil com possibilidade de comunicação (e-mail) com o autor.

UOL
Para conhecer a escritora Tatiana Belinky, suas obras e algumas histórias (com animação).

Ruth Rocha
Para conhecer a escritora Ruth Rocha, suas obras e algumas histórias (com animação).

UOL
História cujo final foi escolhido entre vários enviados por crianças.

Ipanema
Literatura infantil com texto de Marisa Prado e ilustrações de Ziraldo. É possível enviar comentário sobre a obra para autora e ilustrador.

Virtual books
O Rato Rogério - Não é preciso baixar o arquivo, basta que no final da página se escolha o botão Ler o livro, além disso, é possível conhecer um pouco do autor e da ilustradora e se corresponder com eles.
- O reconhecimento dos ambientes onde se desenvolve uma história são fundamentais para a posterior criação de novas histórias. Além dos ambientes, também a caracterização dos personagens é parte do processo de criação.
Proponha aos alunos que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa, livros que possuam um mesmo personagem (bruxas, princesas, mães, animais, monstros, etc.) e determinem as características comuns a cada um desses personagens.
A seguir, oriente-os para que escolham um desses personagens e criem novas características para ele. O personagem deverá ser representado por meio de desenhos, ou confeccionado com material de sucata.
Para encerrar, os alunos deverão criar uma história com esse personagem, ilustrando-a de acordo com as situações descritas, observando as expressões faciais dos personagens.
Essas histórias deverão compor um livro coletivo da turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e amigos.
Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos visitantes.
Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com que os alunos percebam que todos podem ser escritores.
- Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livros, com materiais diversos e diferentes técnicas (dobradura, pintura, recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações, etc.).
Os alunos poderão produzir uma quantidade maior de marcadores para presentear colegas de outras turmas.
No endereço abaixo, poderão ser encontradas algumas sugestões para a realização desta atividade.


 
Ensino Fundamental - Sexto ao nono ano 
- Ao estimular o gosto pela leitura, a escola deve criar condições para que os alunos aprendam a cuidar dos livros, a organizá-los nas prateleiras, a mantê-los em bom estado. Não basta apenas oferecer bibliotecas com um acervo variado, se os alunos não se encontram preparados para utilizá-lo.
Solicite à turma que acesse o endereço sugerido abaixo e leia as dicas de como cuidar adequadamente dos livros:
TO
Oriente-os para que elaborem cartazes com dicas de como preservar o acervo da biblioteca. Esses cartazes deverão ser colocados na própria biblioteca e distribuídos por outros ambientes da escola.
- Proponha aos alunos a elaboração de uma galeria com a fotografia, e dados sobre a vida e as obras de escritores brasileiros.
Para isso, cada aluno poderá escolher um escritor, realizar a pesquisa e registrar os dados solicitados.
Os trabalhos poderão ser organizados em forma de uma linha do tempo, de acordo com a data de nascimento do escritor.
Se possível, realize a exposição dos trabalhos em um local próximo à biblioteca, ou ainda, deixe-os expostos nesse ambiente.
Abaixo, algumas sugestões de sites com biografias de escritores brasileiros:
Agir editora
Catálogo de obras e biografias de autores como Ariano Suassuna, Lygia Bojunga, etc.

Carlos Drummond

ModernaBiografias de alguns escritores e suas obras

Leia Brasil
ONG que promove o estímulo à formação de leitores.
Possui uma grande lista de autores e suas biografias, bem como algumas entrevistas.
- Em todos os lugares existem escritores, alguns já famosos, outros anônimos. Procure valorizar os escritores da comunidade e convide-os para divulgarem suas obras e para uma entrevista.

Prepare o grupo para a realização da entrevista, lembrando-o de que é importante que busquem saber como iniciou a produção do escritor, qual o gênero preferido, qual o tempo necessário para cada tipo de produção, etc.
- Solicite aos alunos a elaboração de um jornal com sugestões de livros, indicações de acordo com faixas etárias diferenciadas, gêneros variados, bem como biografias de escritores.
Esse jornal poderá ser realizado semanalmente por grupos diferentes da turma e divulgado entre os alunos da escola, na biblioteca e ainda para pessoas da comunidade
- Proponha aos alunos a confecção de caixas de histórias. Cada caixa deverá conter um livro de literatura infantil, o cenário e os personagens correspondentes à história selecionada. Os personagens e cenário poderão ser confeccionados com material de sucata.
Essas caixas deverão ser utilizadas pelos alunos para contar histórias para as crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Para isso, leve todos os alunos para um espaço amplo da escola e organize pequenos grupos de crianças, para que possam ouvir os contadores de história.
 
Ensino Médio 
Proponha aos alunos a leitura do texto "O futuro do livro na era digital", acessando o endereço: Terra
Após a leitura, promova um debate sobre o assunto, solicitando aos alunos que se
posicionem em relação aos aspectos positivos e negativos do advento dos e-books.
- Muitos são os prêmios entregues aos escritores brasileiros, entre os mais conhecidos, encontra-se o Prêmio Jabuti.
Esse prêmio, concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, foi criado em 1958 e é considerado o prêmio literário brasileiro mais importante da atualidade.
Neste ano, os finalistas do prêmio concorrem em 16 categorias como romance, literatura infantil e juvenil, "Livro do Ano", nas áreas de Ficção e Não-Ficção, produção gráfica, capa, tradução e ilustração, entre outras.
Para que os alunos conheçam mais sobre esse prêmio, os concorrentes e os vencedores, solicite que acessem Cbl e selecionem a seção Prêmios e Concursos.
Verifique com a turma se algum dos alunos leu alguma das obras premiadas, caso isso tenha acontecido solicite que comente.
Proponha à turma que selecione algumas dessas obras para a leitura e a realização de uma crítica literária que será relatada ao grupo.
- Proponha aos alunos o desafio de selecionar uma obra de um escritor brasileiro, realizar a leitura e resumí-la. Na seqüência, introduzir novos personagens na trama, de modo a criar versões pessoais para histórias clássicas.
Organize momentos em que a turma possa ouvir a nova versão criada por cada aluno. É importante que o aluno crie uma forma diferente de relatá-la ao grupo.
Se possível, filme as apresentações e discuta com o grupo os pontos positivos, bem como aqueles em que precisam avançar, em apresentações posteriores.
- Organize com os alunos uma campanha de arrecadação de livros para doação a instituições carentes. Essa campanha deverá ser planejada pelos alunos, que deverão pensar em formas de divulgação na própria escola e na comunidade, formas de coleta e armazenamento do material, bem como na entrega da doação.
Após selecionarem as instituições que receberão o material doado, os alunos poderão planejar atividades diferenciadas para a utilização desse material.
- Ações de voluntariado podem ser desenvolvidas com os alunos, que poderão tornar-se contadores de histórias em creches, orfanatos e até asilos.
Proponha aos alunos a seleção de alguns livros adequados a faixas etárias distintas, e a criação de formas de apresentá-los (leitura dramatizada, teatro, uso de fantoches, etc.).
Solicite que o próprio grupo escolha algumas instituições e planeje como será a apresentação, bem como com que freqüência essas visitas acontecerão.
O resultado desse tipo de atividade será extremamente gratificante para todos os envolvidos.
- Proponha aos alunos a comunicação virtual entre eles, enviando cartões com indicações de leituras, escritores e sites sobre o assunto.
É possível encontrar cartões específicos do dia do livro.







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