Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

TIPOS  DE  CIÊNCIAS  OU  CONHECIMENTO HUMANO

Veja neste artigo os diversos tipos de conhecimento humano como a classificação em ciências formais e empíricas e ainda em ciências sociais e naturais como subdivisão da empírica.
O termo ciência é geralmente conhecido como conhecimento, ela é um norteador de praticamente tudo que fazemos, isto é, tudo requer conhecimento, seja ele formal ou simplesmente um conhecimento natural adquirido no dia a dia. O estudo da ciência tem várias classificações e neste artigo será adotada a classificação em ciências formais e empíricas.

Ciências formais

Conhecimento humano - Ciências Exatas
As ciências formais se dedicam aos estudos dos sistemas formais e tem como base símbolos ou regras. Entende-se que  a matemática seja um bom exemplo, mas não se limita a ela, podendo incluir também o campo da lógica muito empregada na ciência da computação e outros ramos, estatística, microeconomia, linguística, entre outros.

Ciências empíricas

As ciências empíricas por sua vez são aquelas que se dedicam aos estudos da natureza (ciências naturais) e ao comportamento humano (ciências sociais).

Ciências sociais

As ciências sociais é o conhecimento sobre o comportamento humano e do seu mundo enquanto indivíduo ou seu comportamento nos grupos humanos e na sociedade. Considera-se como sociais a Antropologia, Psicologia, Sociologia, Economia, Ciências Políticas, Comunicação, Geografia Humana,História e Linguística.

Ciências naturais

Ciências naturais
Já como naturais considera-se o conhecimento sobre a natureza e os eventos naturais. Neste caso não inclui o comportamento humano, mas os aspectos físicos do universo e a lei natural. Considera-se como naturais as áreas da Física, Astronomia, Biologia, Química, Geografia, Geologia, entre outras.

Conhecimento Humano segundo o CAPES

A Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES do Ministério da Educação com o apoio de outros órgãos propõe a seguinte divisão para os tipos de conhecimento:
1º nível - Grande Área: aglomeração de diversas áreas do conhecimento em virtude da afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais refletindo contextos sócio políticos específicos.
2º nível - Área: conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído, reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas.
3º nível - Subárea: segmentação da área do conhecimento estabelecida em função do objeto de estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e amplamente utilizados.
4º nível - Especialidade: caracterização temática da atividade de pesquisa e ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes grandes áreas, áreas e subáreas.
FONTE:http://www.luis.blog.br/tipos-de-ciencias-ou-conhecimento-humano.aspx 
www.luis.blog.br › Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário