A arte de estudar!
Planejamento para disciplina de Português – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
Planejamento para disciplina de Português – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Português
Conteúdo: Produção de texto e panfletos
Ano de ensino: 5º ano
Tema: A arte de estudar!
Conteúdo: Produção de texto e panfletos
Ano de ensino: 5º ano
Tema: A arte de estudar!
Objetivo:
Compreender a importância dos estudos e a organização pessoal para estudar.
Compreender a importância dos estudos e a organização pessoal para estudar.
Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas coloridas, papel cartaz, cola, tesoura.
Folha sulfite, lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas coloridas, papel cartaz, cola, tesoura.
Conhecimento prévio:
Produzir textos explicativos sobre o assunto abordado.
Produzir textos explicativos sobre o assunto abordado.
Atividade motivacional:
Organizar a turma, em círculo, para uma primeira conversa sobre hábitos de estudos e sua importância.
Perguntar: Qual a importância de estudar? É necessário e importante se organizar para estudar?
Organizar a turma, em círculo, para uma primeira conversa sobre hábitos de estudos e sua importância.
Perguntar: Qual a importância de estudar? É necessário e importante se organizar para estudar?
Encaminhamento metodológico:
Depois da conversa, relatar que a arte de estudar envolve aspectos de curiosidade e atenção do aluno, portanto, para isso, é preciso que ocorra concentração somente nos estudos, sem que não aconteçam distrações.
Se houver dúvidas enquanto estuda, anotar para que possa consultar seu professor no dia seguinte. A curiosidade o auxiliará no processo de estudos, pois, ao mesmo tempo, o aluno pesquisa e vai além daquilo que foi pedido pelo professor.
Ressaltar a importância do planejamento por parte do aluno, estabelecendo horários de estudo, lembrando que é importante fazer o intervalo, pois este se faz necessário ao um bom desempenho no estudo. Organizar os materiais necessários, escolhendo um lugar sossegado, silencioso, arejado e bem iluminado.
Pedir para que os alunos relatem como organizam seus estudos em casa. Instigar para que percebam a importância da construção de esquemas e resumos de textos, anotações, pesquisas, ilustrações, estudos em grupo após o estudo individual, para troca de informações e de ponto de vista, como ferramenta de estudo.
Organizar a turma, em duplas, para a produção de pequenos textos explicativos, sobre os hábitos de estudos e sua importância.
Fazer os panfletos em papel-cartão (aproximadamente 15 cm por 10 cm). Os panfletos devem ser ilustrados e entregues a outros alunos de turmas diferentes.
Depois da conversa, relatar que a arte de estudar envolve aspectos de curiosidade e atenção do aluno, portanto, para isso, é preciso que ocorra concentração somente nos estudos, sem que não aconteçam distrações.
Se houver dúvidas enquanto estuda, anotar para que possa consultar seu professor no dia seguinte. A curiosidade o auxiliará no processo de estudos, pois, ao mesmo tempo, o aluno pesquisa e vai além daquilo que foi pedido pelo professor.
Ressaltar a importância do planejamento por parte do aluno, estabelecendo horários de estudo, lembrando que é importante fazer o intervalo, pois este se faz necessário ao um bom desempenho no estudo. Organizar os materiais necessários, escolhendo um lugar sossegado, silencioso, arejado e bem iluminado.
Pedir para que os alunos relatem como organizam seus estudos em casa. Instigar para que percebam a importância da construção de esquemas e resumos de textos, anotações, pesquisas, ilustrações, estudos em grupo após o estudo individual, para troca de informações e de ponto de vista, como ferramenta de estudo.
Organizar a turma, em duplas, para a produção de pequenos textos explicativos, sobre os hábitos de estudos e sua importância.
Fazer os panfletos em papel-cartão (aproximadamente 15 cm por 10 cm). Os panfletos devem ser ilustrados e entregues a outros alunos de turmas diferentes.
Avaliação:
Descreva no quadro abaixo quais são as suas práticas de estudo e que ações discutidas em sala você pretende utilizar como hábito de estudo:
Suas práticas Hábitos de estudo que pretendo colocar em prática
Descreva no quadro abaixo quais são as suas práticas de estudo e que ações discutidas em sala você pretende utilizar como hábito de estudo:
Suas práticas Hábitos de estudo que pretendo colocar em prática
Indicação de site sobre a arte de estudar:
http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=385
http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=385
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário