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Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Planejamento Anual  Quarto Ano -2012


LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL:

Oferecer condições para produzir um leitor e escritor competente, tornando-o capaz de expressar-se oralmente e por escrito com clareza e objetividade, bem como ler, interpretar com facilidade e profundidade, agindo como ser crítico e participativo da sociedade.

CONTEÚDOS PROGRAMADOS
1º Bimestre

Língua oral
P Audição atenta em situações de interlocução com intervenções adequadas, formulação de perguntas e opiniões;
P Relato de experiências pessoais e/ou coletivas de forma clara e organizada;
P Narração de fatos considerando a temporalidade e causalidade;
P Narração de histórias conhecidas buscando aproximação das características discursivas do texto fonte;
P Adequação da linguagem à situação de uso por meio de conversas, debates, dramatização e simulações. Narração de histórias conhecidas, buscando aproximação das características discursivas do texto-fonte.


Prática de leitura
P Textos narrativos ficcionais (contos e história em quadrinhos):
- distinção entre narrador e autor; caracterização dos personagens a partir de descrições, de ações por eles realizadas ou do modo como se expressam;
- identificação do narrador e foco narrativo.
P História em quadrinhos:
- reconhecimento dos elementos próprios à organização do texto:
- a narrativa por meio de imagens;
- os códigos verbais e não-verbais;
- os sinais gráficos: balões, traços indicadores de movimento;
- as representações gráficas dos sons (onomatopéias).
P Textos jornalísticos (notícia):
- reconhecimento dos elementos próprios à organização do texto: título, função e características;
- lide, função, estruturação, relação entre ilustração e texto;
- relação entre o corpo da notícia e elementos visuais complementares como: fotos, diagramas, gráficos, tabelas, mapas, etc.

Produção escrita
P Produção de textos narrativos ficcionais (contos, história em quadrinhos), jornalísticos(notícia):
• Consideração das condições de produção:
- finalidade;
- especificidades da modalidade textual e do suporte (portador);
- papéis assumidos pelos interlocutores;
• Planejamento da produção envolvendo:
- mobilização dos conhecimentos prévios;
- inventário de ideias para o desenvolvimento do tema;
- organização das informações mais relevantes.
• Produção escrita (rascunho) e edição final:
- estabelecimento de unidade de sentido;
- fatores de textualidade (coesão e coerência);
- pontuação; ortografia; acentuação; segmentação; concordância verbal e nominal.

Análise lingüística
P Gramática no contexto morfológico e semântico.
P Reconhecimento dos sinais de pontuação e de seu papel na organização dos textos narrativos ficcionais e jornalísticos, considerando:
- o valor das reticências, das exclamações e interrogações nos balões (que representam as falas e os pensamentos dos personagens);
P Uso da letra maiúscula no início de frases, de nomes próprios e de títulos;
P Grafia das palavras mais usuais que apresentam dígrafos, ditongos, O/U; E/I; U/L; ÂO/AM; R final;
P Segmentação do texto em frases e parágrafos.
P Reescrita do próprio texto: unidade temática; adequação do tema; finalidade do texto;
Segmentação do texto em palavras; frases e parágrafos; retomada pronominal e substituição de termos.


2º Bimestre

Língua oral
P Audição atenta em situações de interlocução, com intervenções adequadas, formulação de perguntas e opiniões.
P Narração de fatos considerando a temporalidade e a casualidade.
P Narração de histórias conhecidas, buscando aproximação das características discursivas do texto fonte.
P Adequação da linguagem à situação de uso por meio de conversas, debates, dramatizações e simulações.

Prática de leitura
P Textos narrativos ficcionais (contos: clássicos, contemporâneos e fábulas):
- reconhecimento do enredo e da ordenação temporal como elementos constitutivos do texto narrativo ficcional;
- identificador do narrador e do foco narrativo.
P Textos jornalísticos (classificados):
- especificação do produto;
- dados do anunciante;
- linguagem objetiva;
- uso de abreviaturas.
P Textos informativos (verbetes de dicionário e notas enciclopédicas):
- linguagem concisa e precisa.

Produção escrita
P Produção de textos narrativos ficcionais (contos: clássicos, contemporâneos), jornalísticos (classificados) e informativos (verbetes de dicionário e notas enciclopédicas).
• Consideração das condições de produção:
- finalidade; especificidade da modalidade textual e do suporte; papéis assumidos pelos interlocutores.
• Planejamento da produção envolvendo:
- mobilização dos conhecimentos prévios;
- inventário de idéias para o desenvolvimento do tema;
- organização das informações mais relevantes.
• Produção escrita (rascunho) e edição final:
- estabelecimento de unidade de sentido;
- fatores de textualidade (coesão e coerência);
- concordância verbal e nominal.

Análise lingüística
P Gramática no contexto morfológico e semântico.
P Identificação de recursos utilizados pelo autor para obter determinados efeitos de sentido, nos textos narrativos, jornalísticos e informativos, considerando:
- recursos coesivos e o papel desses recursos;
- as expressões utilizadas para indicar a mudança de lugar e tempo na narrativa ficcional;
- a utilização de recursos ( depoimentos, citações) para obter efeito de veracidade ao dito no texto;
- o uso característico da pontuação e de abreviaturas no texto;
- os elementos de coesão mais adequados à língua escrita, garantindo o progresso e continuidade das ideias;
- a segmentação do texto em frases e parágrafos, utilizado recursos do sistema de pontuação: ponto final, exclamação, interrogação vírgulas nas enumerações;
- uso de letras maiúsculas no início de frases, de nomes próprios e de títulos;
P Reescrita do próprio texto:
- unidade temática; adequação do tema; finalidade do texto;
- retomada pronominal e substituição de termos.

3º Bimestre

Língua oral
P Audição atenta em situações de interlocução, com intervenções adequadas, formulação se perguntas e opiniões.
P Relato de experiências pessoais e/ou coletivas de forma clara e ordenada.
P Narração de fatos considerando a temporalidade e a casualidade.
P Narração de histórias conhecidas buscando aproximação das características discursivas do texto fonte.
P Adequação da linguagem à situação se uso por meio de conversas, debates, dramatizações e simulações.

Prática de leitura
P Textos narrativos ficcionais (contos: clássicos, contemporâneos e lendas):
- os modos de apresentar os personagens; discurso direto e indireto.
P Textos poéticos (poema):
- os efeitos sonoros; o ritmo; as rimas; a disposição gráfica.
P Textos epistolares (carta):
- elementos que compõem o texto: local e data; invocação; desenvolvimento do assunto; despedida e assinatura;
- recursos lingüísticos próprio do texto epistolar; adequação da linguagem mais ou menos formal de acordo com a finalidade do texto.
P Textos publicitários (propaganda):
- logotipo; slogan;
- recursos lingüísticos próprios do texto publicitário; emprego dos tempos verbais (sobretudo o modo imperativo); os usos dos pronomes; os tipos de frases.

Produção escrita
P Produção de texto narrativos ficcionais (contos: clássicos, contemporâneo), poéticos (poema), epistolares (carta) e publicitários (propaganda):
• Consideração das condições de produção:
- finalidade;
- especificidade da modalidade textual e do suporte (portador);
- papéis assumidos pelos interlocutores.
• Planejamento da produção envolvendo:
- mobilização dos conhecimentos prévios;
- inventário de idéias para o desenvolvimento do tema;
- organização das informações mais relevantes.
• Produção escrita (rascunho) e edição final:
- estabelecimento da unidade de sentido; fatores de textualidade (coesão e coerência);
- recursos gráficos suplementares (distribuição espacial, margem, parágrafo e letra maiúscula);
- pontuação; ortografia; acentuação;segmentação; concordância verbal e nominal.

Análise lingüística
P Gramática no contexto morfológico e semântico.
P Identificação de recursos utilizados pelo autor para obter determinados efeitos de sentido, nos textos narrativos, poéticos, epistolares e publicitários, considerando:
- as expressões para marcar a mudança de espaço e tempo na narrativa;
- os recursos coesivos e o papel desses recursos;
- os recursos do sistema de pontuação para marcar a fala dos personagens;
- os argumentos utilizados em textos publicitários para convencer o leitor; sentido figurado;
- os aspectos de ortografia, considerando as irregularidades de língua escrita (M antes de P/B; AM/AN; LH/LI; F/V; C/G; D/T; GE/GI; JE/JI; AS/AZ;
- os sons do S (SS/SS;Z;SC;S/Ç); GUA/GUE/GUI; R/RR; QUA/QUE/QUI; AM ÂO; NS; X;CH;LETRA H; TIL; (ÂO, Â, ÔE+S);
- os recursos sonoros (aliterações, assonâncias, ritmo, rimas);
- os recursos visuais e de sentido, para obtenção de efeitos poéticos;
- os recursos lingüísticos (modo e tempo verbal, pronomes) utilizados em textos publicitários.
P Reescrita do próprio texto: unidade temática; adequação do tema; finalidade do texto; segmentação do texto em palavras, frases e parágrafos; letra maiúscula em títulos, nomes próprios e início de frases, retomada pronominal e substituição de termos


4º Bimestre

Língua oral
P Audição atenta em situações de interlocução, com intervenções adequadas, formulação de perguntas e opiniões.
P Relato de experiências pessoais e/ou coletivas de forma clara e ordenada.
P Narração de fatos considerando a temporalidade e a causalidade.
P Narração de histórias conhecidas, buscando aproximação das características discursivas do texto fonte.
P Adequação da linguagem à situação de uso, por meio de: conversas, debates, dramatizações e simulações.

Prática de leitura
P Textos narrativos ficcionais (contos: clássicos contemporâneos e outros):
- os modos de apresentar as falas dos personagens: discursos direto e indireto.
P Textos poéticos (poema):
- os efeitos sonoros; o ritmo e as rimas; a disposição gráfica.
P Textos instrucionais (receitas e regras de jogo):
- predominância das linguagens: explicativa, informativa (descritiva) e iniciativa (que induz o leitor a realizar uma tarefa);
- uso de formas verbais no gerúndio (indicativo da continuidade do processo);
- uso de verbos no infinitivo (que podem substituir as formas imperativas), reforçando a idéia de processo, de ação e de comando; uso de advérbios.
P Textos informativos (verbete de dicionário e notas enciclopédicas):
- linguagem concisa e precisa.

Produção escrita
P Produção de texto narrativos ficcionais (contos: clássicos, contemporâneos e outros) e instrucionais ( receitas e regras de jogos):
• Consideração das condições de produção:
- finalidade; especificidade da modalidade textual e do suporte; papéis assumidos pelos interlocutores.
• Planejamento da produção envolvendo:
- mobilização dos conhecimentos prévios;
- inventário de idéias para o tema;
- organização das informações mais relevantes.
• Produção escrita (rascunho) edição final:
- estabelecimento da unidade de sentido;
- fatores de textualidade (coesão e coerência);
- pontuação; ortografia; acentuação; segmentação; concordância nominal e verbal.

Análise lingüística
P Gramática no contexto morfológico e semântico.
P Identificação de recursos utilizados pelo autor para obter determinados efeitos de sentido, nos textos narrativos; informativos; instrucionais e poéticos, considerando:
- os recursos coesivos e o papel desses recursos;
- os recursos do sistema de pontuação para marcar a fala das personagens;
- os recursos: sonoros (aliterações, assonâncias, ritmo, rimas); visuais; gráficos e de sentido figurado para obtenção de efeitos poéticos;
- os recursos lingüísticos (modo e tempo verbal, pronomes) e disposição gráfica utilizados em textos instrucionais;
- os recursos lingüísticos ( tempo verbal. Pronomes) utilizados em textos informativos.
- os recursos (depoimentos, citações) utilizados para a comprovação de informações; hipótese e de argumentos.
P Reescrita do próprio texto.


Competências/Habilidades – Língua Portuguesa
Oralidade
· Participar De situações de comunicação direta ou medida (TV, telefone, rádio, etc).
· Fazer inferência sobre alguns elementos de intencionalidade implícita (sendo figurado, recursos persuasivos, humor, etc).
· Reconhecer o significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não-linguísticos para conferir significação aos textos (gesto, postura corporal, expressão facial, tom de voz,entonação).
· Manter ponto de vista ao longo da fala.
· Fazer réplica e tréplicas num debate.
· Utilizar a linguagem oral em situações que exijam: preparação prévia; maior grau de formalidade; manutenção do ponto de vista ao longo da fala; procedimentos de negociação de acordos.

Prática de leitura
• Identificar informações relevantes para a compreensão do texto.
· Reconhecer a unidade temática do texto.
· Estabelecer relações entre termos de um texto, a partir de um processo de repetição; sinonímia ou retomada pronominal.
· Relacionar as características do tipo de texto e os indicadores de suporte e de autoria na atribuição de sentido ao texto.
· Reconhecer as características do tipo de texto e os indicadores de suporte e de autoria, na atribuição de sentido ao texto.
· Observar no texto narrativo o discurso do narrador e dos personagens, identificando as marcas desses discursos (travessão, aspas, reticências).
· Reconhecer o valor expressivo dos sinais de pontuação e de acentuação.
· Perceber o valor expressivo dos sinais de pontuação e de acentuação.
· Identificar procedimentos paródicos.
· Identificar informações implícitas e explicitas.
· Inferir o sentido de uma palavra e/ou de uma expressão no texto.
· Identificar o sentido de rimas em textos.
• Identificar traços de intertextualidade.
• Identificar marcas que caracterizam o nível de registro empregado, formal ou informal, considerando a relação entre os interlocutores.

Produção Escrita
· Produzir textos: narrativos, jornalísticos, publicitários, informativos epistolares e poéticos.
· Atender a modalidade proposta.
• Manter a coerência textual na atribuição de titulo; na continuidade temática e de sentido geral do texto.
• Escrever textos utilizando procedimentos de coesão mais adequados à língua escrita, garantindo a progressão e a continuidade das ideias.
• Segmentar o texto em frases e parágrafos, utilizando recursos do sistema de pontuação.
• Utilizar letra maiúscula no inicio de frases, em nomes próprios e em títulos.
· Demonstrar domínio relativo da ortografia, em especial, das palavras mais usuais, excetuando-se palavras que contenham as dificuldades (SC, XC, Ç, X, S, Z)..
· Empregar regras-padrão de concordância verbal (sujeito e predicado) e nominal (artigo e substantivo; substantivo e adjetivo); flexão de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).

Análise lingüística
· Reconhecer em textos escritos, com apoio de leitor experiente, recursos utilizados pelo autor para obter determinados efeitos de sentido:
- recursos coesivos e o papel desses recursos o valor expressivo dos sinais de pontuação para marcar o discurso direto e indireto; e nos textos informativos (quantidade de virgulas/aposições) como recurso de condensação do texto;
- recursos lingüísticos (modo, tempo verbal e pronomes) utilizados em textos jornalísticos; publicitários e instrucionais (características do gênero), argumentos utilizados para convencer o leitor;
- recursos de linguagem figurada; os elementos de intencionalidade implícita (recursos persuasivos, humor, metáforas);
- recursos sonoros (aliteração, assonâncias, ritmo, rimas); visuais e de sentido, para obtenção de efeitos poéticos;
- marcas que caracterizam o nível de registro empregado, formal ou informal, considerando a relação entre interlocutor; e os elementos de coesão mais adequados à língua escrita, garantindo progressão e continuidade do texto.
• Reescrever o próprio texto observando o desenvolvimento do tema; a adequação necessária em função do interlocutor; da finalidade do texto; das características do gênero; segmentação do texto em palavras, frases e parágrafos.
• Utilizar regras-padrão de concordância verbal (sujeito e predicado); concordância nominal ( artigos e substantivos; substantivos e adjetivos) e flexão do gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).
• Utilizar os recursos lingüísticos (tempo verbal, pronomes) dos textos informativos; utilização de recursos ( depoimentos, citações) para obter efeito de veracidade ao dito em textos informativos; acentuação e abreviatura nesse tipo de texto.



MATEMÁTICA

OBJETIVO GERAL:
Socializar o conhecimento matemático, historicamente produzido e estimular o pensamento lógico, a criatividade, a iniciativa pessoal e coletiva, favorecendo a autonomia intelectual

1º Bimestre

Números e operações
-Sistema de Numeração Decimal e representação da escrita dos números naturais maiores que 1000.
- História dos números.
- Leitura e escrita dos números naturais.
- Comparação, seqüenciação e ordenação de números.
- Valor posicional de um número natural nas ordens: unidades, dezenas e centenas.
- Utilização dos fatos fundamentais da adição e subtração por meio das estratégias pessoais e do uso da técnica operatória convencional.
- Representação e identificação de sucessor e antecessor de números naturais.
- Quadro valor-lugar com as ordens: unidades, dezenas e centenas.
- Resolução de situações-problema envolvendo as ideias de divisão.


Espaço e forma
- Sólidos geométricos: corpos redondos; poliedros (prismas e pirâmides); faces, arestas e vértices.

Grandeza e medidas
- Medidas de tempo: calendário, dia, semana,mês, ano, horas, minutos, bimestre, trimestre e semestre.

2º Bimestre

Número e operação
- Multiplicação de números naturais.
-Realização de multiplicação por meio de estratégias pessoais e do uso da técnica operatória convencional.
- Identificação e utilização de regularidade nas multiplicações por 10, 100 e 1000.
- Utilização dos fatos fundamentais da divisão em situações-problemas..
- Resolução de situações-problemas que envolvam dúzia, meia dúzia, cento e outras.
- Relação das ideias de dobro e triplo com as multiplicações correspondentes.

Espaço e forma
- Linhas curvas (abertas, fechadas, simples e não-simples).
- Reta e seguimento de reta.
- Retas concorrentes e paralelas.

Grandeza e medidas
- Identificação e utilização de unidades de mediadas de tempo, horas inteiras.
- Instrumento de medida de tempo: ampulheta, relógio analógico e relógio digital.
- Conhecimento e leitura das horas do dia - compreensão da importância de medir o tempo.
- Calendário – confecção e leitura de calendário.

Tratamento da informação
- Leitura e interpretação de dados apresentados por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos.

3º Bimestre

Números e operações
- Operação com números naturais.
- Utilização dos fatos fundamentais da adição e da subtração a partir de situações-problemas.
- Análise, interpretação e resolução de situações-problema envolvendo as ideias da adição, subtração, multiplicação e da divisão, envolvendo duas ou mais operações.
- Relação entre divisão exata e multiplicação.

Espaço e forma
- Eixo de sistema: observação de formas geométricas.
- Ângulos (reto obtuso e agudo)

Grandeza e medidas
- Medidas de capacidade (litro, mililitro).
- Situações-problema que envolvam essas medidas.
- Medidas de massa: quilograma, grama, tonelada.

Tratamento da informação
- Elaboração de tabelas e gráficos de barra.


4º Bimestre

Números e operações
- Utilização das regras do Sistema de Numeração Decimal para números naturais.
- Utilização dos fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão a partir de situações-problema.
- Relação entre divisão e multiplicação.
- Utilização do Sistema Monetário Brasileiro em situações-problema.

Espaço e forma
-Observação de formas geométricas que tenham simetria.

Grandeza e medidas
- Cálculo de perímetro de figuras planas desenhadas em malhas quadriculadas.

Tratamento da informação
- Coleta de dados e interpretação de tabelas e gráficos de barras.

Competências/Habilidades

Números e operações
- Ler e escrever números naturais;
- Utilizar os fatos fundamentais das quatro operações, em situações-problema;
- Interpretar o valor posicional de cada uma das ordens e através de quadro valor;
- Representar e identificar o antecessor e o sucessor de um número natural;
- Realizar multiplicação de números naturais usando técnicas pessoais;
- Identificar multiplicação por 10, 100 e 1000;
- Realizar divisão por meio de técnicas convencionais sendo o divisor um número menor que 10;
- Resolver problemas envolvendo dúzia, meia dúzia e cento;
- Relacionar as idéias de dobro, triplo com a multiplicação correspondente;
- Calcular resultados das quatro operações com números decimais na resolução de situações-problema;
- Relacionar a divisão exata com a multiplicação;
- Utilizar as quatro operações na resolução de situações-problema;
- Compor e decompor as diversas ordens;
- Elaborar situações-problema envolvendo técnicas operatórias convencionais;
- Reconhecer frações equivalentes a uma fração dada;
- Diferenciar parte de um todo, numerador, denominador, fração própria e imprópria;
- Identificar parte de um todo, numerador, denominador, fração própria e imprópria.

Espaço e forma
- Relacionar um sólido geométrico à planificação de sua superfície e vice-versa;
- Identificação das planificações com os sólidos geométricos correspondentes e vise-versa;
- Utilizar estratégia pessoais na montagem de sólidos geométricos a partir de planificações;
- Reconhecer linhas curvas (fechadas, abertas, simples e não-simples);
- Identificar reta e segmento de reta;
- Diferenciar reta e segmento de reta;
- Identificar retas concorrentes e paralelas;
- Identificar os tipos de ângulos (reta, obtuso,ângulo);
- Classificar os polígonos (triângulos. Quadriláteros, pentágonos e hexágonos);
- Reconhecer figuras planas e não planas;
- Construir estratégias para o cálculo do perímetro das figuras planas.

Grandezas e forma
- Utilizar diferentes unidades de medida de tempo (horas,minutos,segundos,dia,mês,ano).
- Comparar diferentes unidades de medida de tempo (horas,minutos,segundos,dia,mês,ano).
- Reconhecer as relações entre horas,minutos e segundos.
- Identificar diferentes unidades de medidas do tempo.
- Utilizar diferentes unidades de medida de tempo.
- Utilizar instrumentos de medida de tempo como:ampulhetas,relógio analógico relógio digital
- Fazer leitura de calendário.
- Relacionar diferentes unidades de medidas de massas de massa e capacidade.
- Identificar e resolver situações-problema envolvendo medidas.
- Resolva situações-problemas envolvendo medidas de comprimento(cm,m,km).
- Utilizar régua adequadamente.

Tratamento da Informação
- Ler,identificando e elaborando lista e tabelas simples.
- Ler ,interpretando dados apresentando por meio de lista,tabelas,diagramas e gráficos.
- Organizar dados apresentados por meio de lista,tabelas,digramas e gráficos.
- Elabora tabelas e gráficos de barras através de dados coletados e/ou de situações problema.


CIÊNCIAS

1º Bimestre
Ciência, tecnologia e sociedade
- Compreendendo a ciência por meio da tecnologia: objeto que o ser humano criou para suprir necessidades de sua época( as invenções)

Terra e Universo
- Observando o céu: a lua, o sol, as estrelas;
- Orientação no tempo e no espaço usando o sol, a lua e as estrelas como referência;
- Movimentos de rotação e a relação com os ritmos diários dos seres vivos;
- Movimento de translação com os ritmos anuais dos seres vivos.

2º Bimestre

O ser humano e o ambiente
- Diversidade dos seres vivos nos ecossistema do município;
- Preservação e conservação dos recursos naturais do município;
- Proteção do patrimônio cultural do município;
- Destino correto do lixo no município: redução, reutilização e reciclagem;
- Uso racional da água.

3º Bimestre

Ser humano e saúde
- Transmissão, preservação e tratamento às doenças mais comuns no município;
- Prevenção a acidentes de trânsito no município;
- Conhecendo os profissionais da saúde do município: médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, outros.

4º Bimestre

Ser humano e saúde
- Hábitos alimentares saudáveis;
- Tipos de alimentos reguladores, construtores e energéticos;
- Higiene: mental, física, ambiental, social e alimentar.

Competências/Habilidades – Ciências
- Conhecer, comparando as inversões produzidas pelo ser humano ao longo da história;
- Observar, comparando e relatando fenômenos que envolvem a lua,o sol e as estrelas;
- Demonstrar formas de orientação no tempo e no espaço usando o sol, a lua e as estrelas como referencia;
- Compreender a movimentação da terra (rotação e translação) e comparar com os ritmos diários e anuais dos seres vivos;
- Comparar a diversidade dos seres vivos nos diferentes ecossistemas do municípios;
- Compreender a importância da preservação e da conservação dos recursos naturais do município;
- Compreender a importância da proteção ao patrimônio cultural do município;
- Conhecer a destinação correta do lixo no município;
- Compreender a importância do uso racional da água
- Conhecer os métodos de transmissão, prevenção e tratamento às doenças mais comuns no município;
- Compreender a relação entre a higiene corporal e a aquisição de doenças;
- Compreender a importância da prevenção a acidentes no trânsito no município;
- Identificar os profissionais d saúde do município;
- Conhecer diferenciando os tipos de alimentos quanto as suas funções;
- Compreender a trilarão entre a higiene mental, física, ambiental, social alimentar e a aquisição de doenças;
- Demonstrar conhecimentos ES relação a atitudes favoráveis a saúde em relação a alimentação e quanto a higiene mental, física, ambiental e social.


HISTÓRIA

1º Bimestre

História do cotidiano local
- História do município (chegada dos fundadores e ocupação do município);
- A evolução política, econômica e social do município;
- Principais grupos sociais da história do município.

2º Bimestre

História do cotidiano e do local
- A administração municipal: poder executivo, poder legislativo e poder judiciário (composição e atribuições);
- Lei Orgânica do município (análise e discussão dos principais aspectos).

3º Bimestre

História e cotidiano local
- Formação da população do município;
- Principais correntes migratórias ocorridas no município;
- Herança cultural do município.

4º Bimestre

História cultural do município
- Marcos e monumentos históricos do município;
- Traços marcantes da arquitetura do município;
- Símbolos do município (bandeira, brasão e hino).

Competências/Habilidades – História

- Conhecer a história do município relacionando-a com a História de Mato Grosso do Sul;
- Conhecer a composição e atribuições dos poderes na administração municipal;
- Conhecer as leis que regem o município;
- Reconhecer os grupos formadores da população do município;
- Seriar as diferentes imigrações que deram origem à formação do município;
- Conhecer os aspectos marcantes da arquitetura do município;
- Conhecer os símbolos do município.


GEOGRAFIA

1º Bimestre

Iniciação à cartografia
- Mapas e plantas;
- Elementos de um mapa;
- Legenda;
- Espaços regionais.

2º Bimestre
Espaço do município
- Localização;
- Limites e fronteiras;
- Da planta ao mapa do Município;
- Funções dom espaço urbano do Município;
- Comparação entre os espaços urbano e rural do Município.

3º Bimestre

Quadro natural do Município
- Formação e transformação do relevo;
- Relevo e agropecuária;
- Importância e preservação dos rios;
- Paisagem vegetais e suas mudanças.


4º Bimestre

Economia e trabalho no Município
- Urbanização;
- O trabalho humano;
- Atividades econômicas;
- Setores de economia;
- Atividades turísticas do Município.


Competências/Habilidades-Geografia
- Reconhecer a importância dos mapas, plantas e legendas;
- Elaborar legenda simples;
- Identificar elementos de um mapa;
- Identificar diferentes tipos de espaço do Município;
- Localizar o município no estado, país e continente;
- Diferenciar conceitos de fronteiras e limites;
- Elaborar mapas do município;
- Identificar funções do espaço urbano e rural;
- Caracterizar principais aspectos físicos do município
- Reconhecer que a atividade agropecuária transforma o relevo;
- Reconhecer a importância dos rios;
- Relatar as mudanças ocorridas na paisagem do município;
- Valorizar as atividades turísticas do município;
- Reconhecer a atividade turística como fonte econômica e de lazer.


AVALIAÇÃO

O processo avaliativo será afetado de maneira continua, para reconhecer o nível de competência do aluno, seus interesses, motivações, dificuldades e avanços individuais e/ou coletivos, bem como mudanças de comportamentos e participação nas atividades realizadas em sala de aula.




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