sábado, 5 de maio de 2012

HISTÓRIA EM QUADRINHOS E INTERPRETAÇÃO



Aos Professores
A infância é etapa fundamental para que possamos incutir hábitos culturais que irão acompanhar nossas crianças durante toda a sua vida escolar e, posteriormente, também em sua experiência familiar, profissional e emocional. Isso é corrente entre especialistas em educação, psicologia e sociologia. Os professores, que estão diretamente relacionados com a formação das crianças na educação infantil e no Ensino Fundamental devem usar todas as ferramentas disponíveis para que seus alunos desenvolvam ao máximo suas potencialidades.
É primordial que, entre as ferramentas legadas as crianças durante sua fase inicial de estudos, se consolide a leitura. Isso só pode ser feito se os alunos tiverem contato freqüente e prazeroso com recursos que estimulem sua curiosidade, despertem sua criatividade, informem divertindo e permitam uma certa interação. Nesse aspecto a utilização dos quadrinhos é dos mais valiosos recursos. Criar uma gibiteca e montar estratégias através das quais as crianças contem as histórias, releiam os textos, troquem revistinhas, ganhem novos exemplares, desenhem, pintem, dramatizem e tantas outras possibilidades, é decisivo.
A Turma da Mônica criada por Maurício de Sousa é nossa aliada nessa tarefa mais que agradável. Tendo a nosso dispor um outro recurso imprescindível na escola dos dias de hoje que é o computador, nossa missão fica ainda mais "legal" e deliciosa aos olhos dos alunos. Além do que, estamos realizando desde cedo a tal alfabetização digital, também importantíssima nesse novo século (ou deveria dizer milênio?).
Tirinha-de-Chico-Bento-falando-com-a-professora
Nesse sentido, nada mais a acrescentar além do convite para que visitemos e naveguemos sempre que pudermos e quisermos pelas deliciosas páginas do Portal da Turma da Mônica (www.turmadamonica.com.br). 



(HABILIDADE – Interpretar texto que conjuga linguagem verbal e não-verbal.)


Leia a tirinha abaixo.

figur42.jpg

No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu?
  1.   O que aconteceu com seu pedaço de pizza.
  2.   Onde foi que seu pedaço de pizza caiu
  3.   Porque a Magali come muito e não engorda.
  4.   Como a Magali consegue ser tão magrinha

História em quadrinhos


Com essa tirinha podemos desenvolver diversas atividades:

- Leitura da tirinha;

- Interpretação oral da história;

- Interpretação escrita:

a) Quem são os personagens da história?

b) O que eles estão fazendo?

c) Quais os personagens que estão bravos? Por quê?

d) Por que um dos personagens não está fazendo a mesma coisa que os outros?

e) Continue a história escrevendo o que acontece quando os personagens atendem ao telefone.

- Explorar os recursos gráfico-visuais (balões, expressões, onomatopeias...)

- Etc.

Aproveite também para explorá-la em outras disciplinas.










Um comentário: