Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PARLENDAS E GRAMÁTICA - QUARTO ANO
Parlendas são formas literárias tradicionais, rimadas com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. São declamadas em forma de texto.


1) Pinte de azul um adjetivo.

Rei capitão
soldado , ladrão
moça bonita
do meu coração.

2) Pinte de vermelho um substantivo comum.

3) Circule a sílaba tônica da palavra em negrito.

Meio  dia
macaca  Sofia
panela no fogo 
barriga vazia.


4) Sublinhe uma frase afirmativa.


5) Pinte de amarelo uma palavra paroxítona.

Chicotinho queimado
vale dois cruzados
quem olhar pra trás
leva chicotada.

6) Pinte de rosa uma frase interrogativa.

Cabra cega de onde veio ?
Vim do pandó
que trouxeste pra mim ?
Pão-de-ló
Me dê um pedacinho?
Não dá pra mim
Quanto mais pra tua avó.

7) Esta parlenda está conjugada no presente ou no futuro ? Desenhe uma lua ao lado dela se a resposta é no futuro. Senão, pinte a parlenda.

Luar, luar
pega esse menino
e ajuda a criar.

8)Quantas palavras tem esta parlenda? Faça o número bem enfeitado ao lado dela.


9) Pinte todas as frases interrogativas.


10) Desenhe o ciclo da água ao lado da parlenda.

 Sol e chuva
casamento da viúva
chuva e sol
casamento do espanhol.

11) Pinte de verde uma frase negativa.


12) Ordene a parlenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário