Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

DENGUE ,"É O FIM DA PICADA"



Dona cutia, todos os dias acordava bem cedinho para procurar tucumã na mata. Era seu fruto favorito!
Sentava à sombra de uma árvore e passava a manhã inteira roendo e roendo o frutinho delicioso.
Naquela manhã, estava ela em sua atividade preferida quando espantou-se com o canto altíssimo de Dona Saracura.
- Quiricó, quiricó, quiricó-có-có.
- Ai que susto a senhora me deu, cantando alto desse jeito, amiga saracura!
- Ah, me desculpe, Dona Cutia, mas vim lhe contar uma coisa que me deixou muito preocupada.
- O que foi, amiga?
- O jacaré me disse que tem um mosquito estrangeiro que veio do Egito para a nossa mata e que está infestando nossos bichos e até os seres humanos com uma doença que pode até matar.
- Que horror, Dona saracura!
- Pois é, amiga cutia. Estão dizendo que esse mosquito é muito metido a besta. Só gosta de água limpinha e parada. Fiquei preocupada com o amigo jacaré que mora naquela lagoa enorme.
- Nossa, Dona Saracura, é mesmo, temos que avisar ao compadre Caranguejo pois onde ele mora também tem muita água parada.
- E a senhora sabe o nome dessa doença?
- Não, mas o jacaré disse que quem pega essa doença fica todo dengoso, é uma tal de denguice paca, denguice pra lá que não se agüenta levantarpara nada.
- Temos de tomar providências, Dona saracura!
E as duas saíram apressadas à procura do Professor Papagaio e o encontraram pousado em uma árvore, no meio da floresta.
Dona saracura foi logo dizendo:
- Seu Papagaio, o senhor não pode imaginar o perigo que estamos correndo. Tem um bicho estrangeiro que transmite um tal de “dengo”, e vamos todos morrer de denguice. O Seu Jacaré me disse que não tem certeza se é mosquito mesmo ou se é um bicho bicudo. Eu até pensei em seu Tamanduá, pois ele é que tem um focinho comprido!
O Professor Papagaio disse:
- Se acalme, Dona Saracura. Não vamos fazer um julgamento precipitado, vou saber tudo sobre essa doença agora mesmo.
O Professor Papagaio voou até um hospital na cidade mais próxima e ficou ali, olhando tudo, ouvindo conversas e pulando de janela em janela para não perder nada. Ouviu tudo que os médicos disseram sobre a dengue.
E no dia seguinte, pediu para Dona Saracura reunir os homens que moravam ali perto e os bichos da floresta.
Todos estavam preocupados e perguntavam:
- como este bicho entrou na mata sem que ninguém visse?
- Não adianta mais jogar inseticida neles?
- Será que vamos morrer?
E era um disse que disse, um cochicho aqui outro ali e mais os homens e a bicharada se apavoravam.
– Muita calma, minha gente!, disse o Papagaio.
- Agora já sei de tudo. O nome desse mosquito é Aedes Aegypti, e tem esse nome porque veio do Egito.
- Aedes a...a...a...o quê Professor?
- Aedes Aegypti , Dona Saracura!
– Ah, então meu amigo Jacaré tinha razão. Esse mosquito é estrangeiro mesmo!
– Sem dúvidas, Dona Saracura! Ele se espalhou pelo mundo a partir da África há muitos anos atrás. Primeiro veio para as Américas nos navios negreiros e depois foi para a Ásia. Hoje é encontrado em todas as áreas de clima quente do mundo, inclusive aqui no Brasil. E o nome da doença não é “dengo”, e sim dengue.
- Mas e os bichos, o que podemos fazer para nos proteger?
– Não precisamos nos proteger Dona Cutia, a dengue não é transmitida para os bichos, apenas para os seres humanos e eles não ficam “dengosos” e sim doentes com febre, dor de barriga, dor de cabeça e uma dor muito forte nos ossos. A dor é tão grande que em alguns lugares do país esta doença é chamada de “quebra-ossos” e pode até matar.
- Mas então como vamos ajudar os homens?
- Calma, não vamos nos desesperar. Temos que aprender a combater o mosquito e a melhor forma é eliminando a larva dele. A fêmea gosta de pôr seus ovos em água parada e limpa, e durante a gestação pica os homens para se alimentar.
- Nossa Professor, esse mosquito mais parece um morcego-vampiro!
- É Dona saracura, ele é muito perigoso e quando a fêmea se alimenta é que a doença é transmitida, pois, se pica uma pessoa contaminada, vai se espalhando a doença. Os humanos têm que aprender a combater estes monstrinhos.
- Mas como, Seu Papagaio?
O verdinho chamou os homens e aconselhou.
- voltem à cidade e digam a todos que não devem deixar água acumulada em pratos, pneus velhos e garrafas. Tampar bem as caixas-d’água, verificar as plantas que acumulam água.
A água parada parece limpa, mas não está. Existem muitos micróbios que se acumulam nestes locais e servem de alimento para que as larvas se desenvolvam.
- E mesmo com todos estes cuidados, para manter o mosquito bem longe, é preciso também que fiquem de olho nos vizinhos e, a qualquer sinal de criadouro do mosquito, os homens devem ser solidários e ajudar uns aos outros. Só assim vão vencer o mosquito.
A saracura cutucou a Cutia e disse muito orgulhosa:
- Mas que papagaio esperto, amiga Cutia!!!
Os bichos e os homens agradeceram ao Professor Papagaio por todos os conselhos. Agora, eles já sabiam o que deveriam fazer. Sabiam que as fêmeas picam os humanos e transmitem a doença e que gostam de lugares escuros. E, a partir daquele dia, se organizaram para combater o mosquito e, em pouco tempo, já não se via mais nenhum pneu velho acumulando água, os pratinhos das plantas tinham areia, as caixas-d’água estavam bem lacradas e protegidas por telas e os vizinhos se ajudavam e cuidavam do local onde viviam.
Os bichos da floresta ficaram muito tranqüilos e olhavam com satisfação o trabalho dos homens e com orgulho para o Professor Papagaio.
E o mosquito da dengue? Bem... desse, nunca mais se ouviu falar.




DENGUE


Você sabe o que é a dengue?
A dengue é uma doença transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti. Fique esperto: este inseto só pica durante o dia.
Os principais sintomas da dengue são:
  • febre alta, muitas vezes chegando aos 39 graus
  • dor de cabeça, dor nos olhos e nos músculos
  • manchas vermelhas em todo o corpo e em alguns casos ocorre sangramento da gengiva ou do nariz
  • perda de apetite e indisposição
Mesmo que não exista um remédio contra a dengue é muito importante procurar um médico quando perceber os sintomas! Nunca devemos ingerir medicamento que contenham acetil salicíclio, pois é contra indicado no caso de pessoas infectadas. As marcas mais conhecidas que não podem ser ingeridas são: AAS, Aspirina, Melhoral, Doril e Buferin.
Antes de virar um mosquito, o Aedes aegypti é uma larva que gosta de ficar na água parada. As larvas deste mosquito podem permanecer vivas durante um ano até que encontrem condições favoráveis para que possa virar um mosquito. É por isso que devemos prestar bastante atenção nas dicas para combater a dengue, são elas:
  • o lixo deve ficar o tempo todo fechado
  • coloque terra nos pratos das plantas
  • esvazie as garrafas velhas
  • verifique pneus velhos e qualquer tipo de objeto que possa juntar água.
Enfim, deixe tudo sempre seco e limpinho!
Dengue Cruzadinha Dengue Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids





Nenhum comentário:

Postar um comentário