Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

VIDA  DE  INSETO


Filme : Vida de Inseto
Direção:John Lasseter
Duração:96 minutos

Sinopse :No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

Atividades sobre o filme Vida de Inseto

01- Flic diz á rainha: “ ___ Alteza , falhas acontecem.”
a) Como você vê as falhas dos outros?

02- A rainha das formigas diz que deve-se aceitar as coisas como são: “É assim mesmo nosso carma na vida.”
a) Você aceita tudo sem questionar? Por quê?
b) Você resiste ás mudanças ou aceita e luta por elas? Por quê?

03- Qual foi significado da pedra no filme?

04- No filme aparece, sempre a palavra esquema. Consulte o dicionário e escreva o significado de:
a) Esquema:
b) Sistema:
c) Sociedade:

05- As formigas, as abelhas são insetos que vivem em colônias, ou seja, tem uma organização social.
Explique com suas palavras como se dá esse processo.

06- Geralmente as espécies que vivem em sociedade têm uma hierarquia de poder. Como é esta hierarquia de poder no filme? E no Brasil?

07- Em conseqüência desta hierarquia de poder, existe muita discriminação pessoal, racial, profissional. Cite exemplos disso no filme e na vida real.

08- O puxa saquismo é uma pratica constante na luta pelo poder: Que cenas do filme demonstram isso?

09- Em nosso dia-a-dia isso acontece? Exemplifique.

10- O autoritarismo dos chefões e ignorância (ausência do saber) ou medo da maioria da população cria a subordinação dos mais fracos perante os mais fortes, facilitando a exploração em todos os aspectos: intelectual, físico, profissional. Que cenas do filme refletem essa realidade.

11- O medo, a covardia reforçam esta subordinação, tornando, muitas vezes, indivíduos em “capachos” fiéis aos chefões que dão ordens arbitrárias que são obedecidas sem questionar: Isso acontece no filme, em que cenas?

12- O que o gafanhoto quis dizer com. “Preciso manter as formigas na linha.”?

13- As formigas são conhecidas como uma colônia onde as regras não podem ser rompidas, tudo segue a tradição e nada pode ser diferente. Ao buscar ajuda para, o problema, Flic quebrou a tradição. Por quê?

14-Você procura por ajuda quando precisa? Por quê?

15- Flic sofre, sofre-se sente fracassado e tenta desistir. Você acha certa a atitude de Flic ou não? Por quê?

16- Você costuma desistir quando a situação que você está enfrentando fica muito difícil? Por quê?

17- O filme mostra a violência como demonstração de força, de poder quando gafanhoto diz “Esmagar a rainha para não esquecer quem é que manda”. Você acha isso certo? Por quê?

18- O gafanhoto diz á formiga que “ idéias podem ser muito perigosas”. Por quê?

19- No formigueiro o trabalho é coletivo e até na hora de derrotar os gafanhotos eles estiveram unidos. Você acredita que a união faz a força? Por quê?

20- Que mensagem este filme deixa para sua vida?

21- Cite quais insetos do filme, apresentam metamorfose completa e incompleta.

22- Como vivem as maiorias dos insetos? No filme a relação entre os diferentes tipos de insetos é igual realmente acontece na natureza? Relate esta relação:

23- Cite dois tipos de insetos que aparecem no filme que podem ser úteis ou prejudiciais aos interesses humanos. Dê dois exemplos para cada um desses casos.

24- Faça um desenho que represente o filme:

25- Fazer uma narração do filme em detalhes, seguindo toda a estrutura de uma boa narração.


FONTE:http://comunicacaoelinguagem.blogspot.com.br/2010/04/atividades-com-filmes.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário