Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

DIA  DA  ÁRVORE-21 DE SETEMBRO


MAS POR QUE DIA 21 DE SETEMBRO?
O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ÁRVORES ENCONTRADAS NO BRASIL


Conheça as principais árvores encontradas no Brasil
 Aroeira: este é o nome popular de diversas árvores da família Anacardiaceae. Alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. É uma árvore nativa do Brasil.

Bambu: pertencente à família dos Gramineae, o Bambu é utilizado para fins artísticos e também na construção civil.

Cafeeiro: espécie nativa da África, mas popular em todo o mundo, graças ao seu fruto. Pertence a família das Rubiaceae. O Brasil possui a maior área plantada de cafeeiros do mundo.

Cajueiro: seu nome científico é Anacardium Occidentale. É uma árvore nativa do norte e nordeste brasileiros e, em condições ideais, pode atingir até 20 metros de altura.

Castanheira: originária da Península Ibérica, a Castanheira é muito conhecida pelos seus frutos ricos em nutrientes. Seu nome científico éCastanea Sativa.

Cedro: o cedro é uma árvore da família Pinaceae que pode chegar a até 30 metros de altura. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento muito acelerado, por isso é também utilizado para o reflorestamento destas áreas.

Cerejeira: é o nome dado a várias árvores do gênero Rosaceae. Suas diversas variações podem ser úteis desde a produção de frutos até a utilização de seus troncos como madeiras nobres.

Coqueiro: seu nome científico é Cocos Nucifera. Ainda não é conhecida a origem desta árvore, mas já foram encontrados fósseis de árvores ancestrais aos coqueiros com cerca de 15 milhões de anos.

Imbuia: é o nome popular, originário do Tupi, da Ocotea Porosa. É uma árvore de folhas e flores muito pequenos, mas de tronco extremamente grosso.

Ipê: é como são chamadas comumente as árvores do gênero Tabebuia. Os diversos Ipês são muito utilizados como árvores urbanas, pois suas raízes crescem para baixo e não danificam calçadas e ruas asfaltadas.

Jacarandá: é uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae.

Jatobá: é uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileira. Seu nome científico é Hymeneae Courbaril. Os Jatobás chegam a ter 1 metro de diâmetro nos troncos e suas cascas são utilizadas para a produção de chás e vinhos.

Juazeiro: é uma árvore típica do nordeste brasileiro, com frutos ricos em vitamina C. O Juazeiro desperta grande interesse da indústria de cosméticos e seus nutrientes ainda são usados na fabricação de cremes dentais. Seu nome científico é Zyziphus Joazeiro.

Mogno: é uma árvore muito utilizada na fabricação de móveis pela facilidade com que é possível trabalhar. São árvores nativas das florestas equatoriais e pertencem ao gênero Entandrophragma.

Nogueira: pertence ao gênero Junglans, que agrega diversas espécies nativas de vários continentes. Seu fruto é a noz, muito utilizada na fabricação de óleos e como artigo culinário.

Oliveira: originária da região do Mar Mediterrâneo, o nome científico desta árvore é Olea Europaea. Os seus frutos são as conhecidas azeitonas, e um dos seus principais produtos é o azeite de oliva.

Pau-Brasil: árvore que deu nome ao Brasil é originária do mesmo país. Seu nome científico é Caesalpinia Echinata. Em 7 de Setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Pinus: é uma árvore originária do hemisfério sul e, hoje, é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil. Pinus é o gênero de diversas árvores pertencentes à família Pinaceae. No total, são aproximadamente 150 espécies desta família.

Salgueiro: é o nome popular das árvores do gênero Salix, da famíliaSalicaceae. O Salgueiro é a árvore que deu origem ao ácido acetilsalicílico, a conhecida aspirina.

Sapucaia: é uma árvore originária da floresta amazônica e da mata atlântica do Brasil e pode chegar a até 30 metros de altura. Seu nome científico éLecythis Ollaria, da família Lecythidaceae.

Seringueira: é originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Pertence a família das Hevea Brasiliensis. A Seringueira teve grande importância para o desenvolvimento da região norte do país, a partir da extração do látex - matéria-prima da borracha.

Umbuzeiro: seu nome científico é Spondias Tuberosa. O Umbuzeiro ou Imbuzeiro é originário do nordeste do Brasil e seu nome tem origem no tupi. "Ymbu" significa "água que dá para beber", graças à retenção de água em suas raízes.











Nenhum comentário:

Postar um comentário