Trecho retirado do livro Crendices e Superstições:
" _ A palavra crendices vem de crença. E ter crença é acreditar em coisas em coisas importantes como Deus, a amizade, o amor, o conhecimento. muitas vezes o povo acredita em coisas consideradas absurdas ou até mesmo ridículas. Crenças desse tipo são chamadas crendices, superstições. Acreditar que um sol desenhado no chão faz parar de chover, ou que uma moeda da sorte não deixa faltar dinheiro na carteira são bons exemplos de crendices que o povo não esquece!
As primeiras crendices surgiram nas sociedades primitivas. Vivendo em contato com a natureza, o homem primitivo se sentia ameaçado pelas tempestades, pelas pragas, doenças e pelos animais ferozes. Passou, então, a acreditar que alguns objetos, rezas, gestos ou alimentos tinham um mágico poder de proteção contra todos aqueles males. Isto, se não era real, pelo menos aliava seus medos e aumentava suas esperanças de sobrevivência."
Após a leitura converse com a turma sobre crendices que eles conhecem e anote no blocão ou em um mural.
Atividade: Pesquisando
Passe uma tarefa para casa, onde cada criança deverá pesquisar com a sua família e vizinhos superstições e crendices. Deixe livre para as crianças que desejarem fazer a pesquisa também na internet.
Peça que anotem as informações que conseguiram para compartilhar com a turma no próximo dia de aula.
Atividade: A troca e o desenho
Em sala faça uma roda para que cada aluno apresente as crendices e superstições que conseguiram coletar.
Registre os dados da pesquisa no blocão onde havia começado as anotações e peça que cada um escolha uma crendice para desenhar.
Seguem abaixo algumas crendices relatadas no livro:
Colocar a planta "comigo-ninguém-pode" na entrada da casa espanta mau-olhado.
Moça que come na panela chove no dia do casamento.
A primeira varrida da casa tem que ser com vassoura nova para começar bem a vida. E não se esqueça: a primeira pessoa a varrer a casa tem que ser uma mulher velha.
Para saber o sexo do bebê coloca um garfo em uma cadeira e uma colher na outra e cobre os dois com um pano, se a mulher grávida sentar onde está o garfo o neném será homem e se sentar na colher será mulher.
Atividade: Ditado das crendices
Peça que cada dupla escolha duas crendices da lista construída durante a aula.
Oriente a atividade de forma que cada vez um aluno da dupla vai ler a crendice para o outro escrever. Esta escrita ditada é compartilhada, onde quem esta ditando deve colaborar com quem está escrevendo fazendo as intervenções necessárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário