Uma história de amor, justiça, amizade, família!
“O Rei Leão” desperta a empatia do grande público ao trabalhar a proximidade entre o pai e o filho, titular e herdeiro do trono dos leões. O nascimento do herdeiro já é carregado de cerimônia e a circunstância mexe com a comunidade animal como um todo. Simba representa o filho(a) que todos que somos pais e mães temos, a realização de um sonho, de um desejo. O “batismo” de Simba, por sua vez, é a apresentação pública, o reconhecimento do herdeiro, a sacralização do nascimento."
Sua trama narra a trajetória de Simba, um filhote de leão, herdeiro do pai Mufasa, o Rei Leão, e de Sarabi, a rainha. O bebê é abençoado pelo sábio Rafiki, um macaco babuíno.
Logo depois, ele conhece dois marginalizados como ele, o javali Pumba e o suricate Timão – animal carnívoro da África do Sul.Os dois novos amigos de Simba lhe transmitem a valiosa filosofia de vida conhecida como ‘Hakuna Matata’, que ensina as pessoas a viver despreocupadamente .
O filme aborda a jornada existencial de Simba desde o nascimento até sua transformação em um adulto, e revela como o leão aprende a lidar com seu destino. Durante o tempo em que permanece afastado de seu reino, ele é constantemente aconselhado pelo espírito do pai, que lhe transmite seu legado e o orienta a lutar contra Scar e a reaver seu trono.
Aos Professores
1- O ciclo da vida ao qual se referem ao longo de todo o filme é uma das melhores oportunidades dadas pelo filme para o trabalho em sala de aula com nossos alunos, sejam eles pequenos ou grandes, de Ensino Fundamental ou Médio. Aproveitando as explicações dadas por Mufasa a seu filho Simba, podemos pedir a nossos alunos que reproduzam em cartazes o ciclo da vida, partindo dos vegetais que se transformam em alimentos para os animais herbívoros até chegar no topo da cadeia alimentar, com os homens. O mais importante, além da discussão e do assunto estudado, é estimular a criatividade, por isso, permita que seus alunos usem materiais variados, de lápis de cor a cola e papel, de giz de cera a desenhos,...
2- Outro importante subsídio do filme é a relação familiar. Devemos aproveitar para rever nossas relações familiares, pesquisar a respeito de nossos pais, quem são, onde trabalham, quais são suas crenças, do que gostam, quais são seus amigos,... Percebo que as crianças e mesmo os adolescentes tem tido poucas oportunidades de saber quem realmente são seus pais. É preocupante, devemos ultrapassar a barreira limitante do tempo e fazer com que o intercâmbio e as relações entre pais e filhos se aprofundem. É essencial para eles e também para a educação!
3- A questão ambiental também pode ser explorada a partir do filme “O Rei Leão”. De que forma o homem tem interferido, quais são as espécies animais mais ameaçadas, o que pode ser feito para reverter esse quadro, quais animais já desapareceram e tantas outras perguntas podem mobilizar os alunos a buscar na biblioteca, em jornais e revistas, na internet e em entrevistas com biólogos e outros especialistas qual é o panorama no momento e as perspectivas futuras desse assunto.
4- De que forma podemos aprender com nossos erros e com o nosso passado? Rafiki e Simba tem uma interessante discussão a respeito desse assunto. Utilize esse trecho da animação para começar uma conversa a respeito desse assunto com seus alunos. Faça tudo transcorrer como se vocês estivessem desenvolvendo uma entrevista, para isso, peça aos alunos que anotem as respostas ou que gravem a conversa. Peça-lhes exemplos de situações vivenciadas por cada um deles que tenha sido uma lição. Aprofunde requisitando que procurem situações históricas que se encaixem nesse contexto.
Ficha Técnica
O Rei Leão
(The Lion King)
País/Ano de produção:- EUA, 1994
Duração/Gênero:- 88 min., Animação
Direção de Roger Allers e Rob Minkoff
Roteiro de Jim Capobianco e Irene Mecchi
Elenco (vozes):- Matthew Brodderick, Rowan Atkinson, Whoopi Goldberg,
James Earl Jones, Jeremy Irons, Moira Kelly, Jim Cummings, Niketa Calame.
FONTE:http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=85
ATIVIDADES DO FILME:
1- Qual o nome do filho do rei?
( ) Scar ( ) Simba ( ) Covu ( ) Mufasa
2- Simba é filho de:
( ) Covu e Kiara ( ) Covu e Sarabi ( ) Mufasa e Sarabi
3- Escreva o nome:
a) da amiga de Simba:__________________________
b)da ave amiga da família:_________________________
c)do tio de Simba:________________________________
d) dos amigos de Simba:___________________________
4- Qual é o lema de Timão e Pumba?
5-Simba desobedece seu pai, colocando sua vida em perigo.Que atitude
Mufasa tomou com Simba?
6- Scar tirou a vida de seu próprio irmão por sentir:
( ) amor ( ) inveja ( ) ódio
7- Cante a música:
ATIVIDADES DO FILME:
1- Qual o nome do filho do rei?
( ) Scar ( ) Simba ( ) Covu ( ) Mufasa
2- Simba é filho de:
( ) Covu e Kiara ( ) Covu e Sarabi ( ) Mufasa e Sarabi
3- Escreva o nome:
a) da amiga de Simba:__________________________
b)da ave amiga da família:_________________________
c)do tio de Simba:________________________________
d) dos amigos de Simba:___________________________
4- Qual é o lema de Timão e Pumba?
5-Simba desobedece seu pai, colocando sua vida em perigo.Que atitude
Mufasa tomou com Simba?
6- Scar tirou a vida de seu próprio irmão por sentir:
( ) amor ( ) inveja ( ) ódio
7- Cante a música:
CICLO SEM FIM
Desde o dia em que ao mundo chegamos
Caminhamos ao rumo do sol
Há mais coisas para ver, mais que a imaginação
Muito mais pro tempo permitir
E são tantos caminhos pra se seguir
E lugares pra se descobrir
O sol a girar sob o azul desse céu
Nos mantém, esse rio a fluir
É o Ciclo sem fim
Que nos guiará
A dor e a emoção
Pela fé e o amor
Até encontrar o nosso caminho
Nesse ciclo
Nesse ciclo sem fim
É o ciclo sem fim
Que nos guiará
A dor e a emoção
Pela fé e o amor
Até encontrar o nosso caminho
Nesse ciclo
Nesse ciclo sem fim
Assista a abertura do filme:
PRODUÇÃO TEXTUAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário