Contos infantis e gêneros textuais
O livro contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos comunicativos, conforme se vê no quadro:
Oficina 1:
- Apresentação da situação e do projeto à classe:
* Ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro para atualizar a leitura dos contos infantis tradicionais e produzir uma carta final para um dos personagens de histórias infantis tradicionais.
- Roda de leitura: relembrando os contos tradicionais presentes nos livros.
Objetivos
* Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas.
•Recordar com os alunos a sinopse dos contos infantis tradicionais.
•* Reunir as crianças em grupo para registrar as sinopses.
- Dramatização para reconhecimento de algumas personagens de contos infantis.
Oficina 2
- Um pouquinhos de história: o desenvolvimento dos meios de comunicação.
Objetivos
* Compreender o desenvolvimento dos meios de comunicação a partir da leitura crítica da reportagem
* Recados do passado- veja como as pessoas trocavam mensagens em diferentes épocas, publicada pela Revista Recreio (n° 420, 27/03/08)
Oficina 3
- Reconhecimento das condições de produção do gênero textual 1: carta de pedido de desculpas
Objetivos
•Discutir por meio da leitura dos gêneros os elementos principais do contexto de produção por meio de um quadro comparativo entre eles.
* Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.
•* Escrever uma lista de constatação sobre o gênero.
Oficina 4
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 2: panfleto de propaganda
Objetivos:
•Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;
•* Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura sobre: o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
•* Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção.
Oficina 5
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 3 e 4 : cartão postal e cartão de aniversário
Objetivos:
•Praticar a escrita de um cartão de aniversário trazido pelo professor.
•* Ler um cartão postal trazido pelo professor .
* Comparar os gêneros anteriores por meio de um quadro destacando-se os elementos do contexto de produção.
•* Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas.
Oficina 6
- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais 4 e 5: carta de comunicação de publicação de livro e carta de comunicado de despejo.
Objetivos:
*Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.
•Ler as cartas presentes no livro.
*Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.
•* Escrever um registro diferenciando as três cartas trabalhadas.
Oficina 7
-A produção coletiva/grupo de uma carta para um personagem de um conto infantil trabalhado para dar continuidade ao livro
Objetivos:
*Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade intergêneros.
•Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
•* Orientar o processo de planejamento.
•* Expor as cartas na sala.
CARTA
Carta é objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário, de acordo com a Legislação Brasileira.
A carta é o elemento postal mais importante, é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
Parabéns, ótimo trabalho.
ResponderExcluirótimas dicas, livros ótimos para a nossa escola infantil zona norte, post, parabens, amei o conteudo do texto
ResponderExcluir