Sou fascinada por arte. Resolvi dedicar minha postagem de número 200, aos educadores que através da arte proporcionam prazer, encanto e aprendizagem !
Nascida em 1 de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, era filha de José Estanislau doAmaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em virtude da imensa fortuna acumulada em fazendas do interior paulista.
Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo. Sua primeira mestra, a belga Mlle. Marie van Varemberg d’Egmont, ensinou-lhe a ler, escrever, bordar e falar francês. Sua mãe passava horas ao piano e contando histórias dos romances que lia às crianças. Seu pai recitava versos em francês, retirados dos numerosos volumes de sua biblioteca.
Tarsila do Amaral estudou em São Paulo, em colégio de freiras do bairro de Santana e no Colégio Sion. E completou os estudos em Barcelona, na Espanha, no Colégio Sacré-Coeur, onde venceu vários concursos de ortografia. Desde cedo a pequena bela jovem interessava-se pela arte.
Ao chegar da Europa, em 1904, casou-se com André Teixeira Pinto Rosa. Logo o primeiro casamento da artista chegou ao fim. A diferença cultural do casal era grande. O marido se opunha ao desenvolvimento artístico de Tarsila, que se separou e conseguiu a anulação do casamento anos depois.
Carreira:
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino Borges. Mais tarde, estuda com o alemão George Fischer Elpons. Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivos intensamente. Também estudou na Academia de Emile Renard.
Apesar de ter tido contato com as novas tendências e vanguardas,Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922. Numa confeitaria paulistana, foi apresentada por Anita Malfattiaos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia. Esses novos amigos passaram a frequentar seu atelier, formando o Grupo dos Cinco (Arte Moderna Brasileira)Grupo dos Cinco.
Em janeiro de 1923, na Europa , Tarsila se uniu a Oswald de Andrade e o casal viajou por Portugal e Espanha. De volta a Paris, estudou com os artistas cubistas: frequentou a Academia de Lhote, conheceu Pablo Picasso e tornou-se amiga do pintor Fernand Léger, visitando a academia desse mestre do cubismo, de quem Tarsilaconservou, principalmente, a técnica lisa de pintura e certa influência do modelado legeriano.
Em 1924, em meio à uma viagem de "redescoberta do Brasil" com os modernistas brasileiros e com o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, Tarsila iniciou sua fase artística “Pau-Brasil”, dotada de cores e temas acentuadamente tropicais e brasileiros, onde surgem os "bichos nacionais"(mencionados em poema por Carlos Drummond de Andrade), a exuberância da fauna e da flora brasileira, as máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana.
As principais características de suas obras:
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
O Abaporu, Tarsila do Amaral - 1928
Entregar para os alunos várias figuras do Abaporu, pedir para colorir e depois fazer montagem cubista com recorte e colagem.
4 - Entregar uma cópia da obra Abaporu incompleta para o aluno completar o que falta.
4 - Entregar uma cópia da obra Abaporu incompleta para o aluno completar o que falta.
OBRA: " A CUCA"
1- CENÁRIO PARA COLORIR E COLAR PERSONAGENS:
2- OU ENTÃO, ENTREGUE UMA FOLHA EM BRANCO, PEÇA PARA COLORIR, RECORTAR E
COLAR VEGETAÇÃO
3- ANIMAIS QUEM COMPÕEM A OBRA, PINTE, RECORTE E COLE NO CENÁRIO.
FEIRA I
A LUA
OVO DE URUTU
FAMÍLIA
A CAIPIRINHA
JOGO DA MEMÓRIA
QUEBRA - CABEÇA CUCA
RELIGIOSIDADE BRASILEIRA
MANACÁ
É SÓ USAR A IMAGINAÇÃO. UTILIZE RECORTES, FAÇA LINDAS RELEITURAS E EXPONHA
PARA APRECIAÇÃO . BOM TRABALHO!!!
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