quinta-feira, 26 de abril de 2012

BOM DIA TODAS AS CORES

Uma história como recurso à aprendizagem das cores e abordagem ao tema da auto-confiança e individualidade.

"O meu amigo Camaleão acordou muito bem disposto.
Bom dia sol, bom dia flores, bom dia todas as cores!Lavou a cara numa folha cheia de orvalho, mudou a sua cor para cor-de-rosa, que ele pensava ser a mais bonita de todas as cores, e pôs-se ao sol, contente da vida. O meu amigo Camaleão estava feliz porque tinha chegado a primavera. E o sol, finalmente, depois de um inverno longo e frio, brilhava, alegre, no céu.
Eu hoje estou de bem com a vida - disse ele - Quero ser bonzinho para todos...Saiu de casa, e o Camaleão encontrou o professor Pernilongo.
O professor Pernilongo toca violino na orquestra do Teatro Florestal.
Bom dia, professor! Como vai o senhor?
- Bom dia, Camaleão! Mas o que é isso? Porque é que mudaste de cor?Essa cor não te fica bem...Olha para o azul do céu. Porque não ficas azul também?
O Camaleão, amável como era, resolveu ficar azul como o céu da primavera...
Até que numa clareira o Camaleão encontrou o sabiá-laranjeira:
Meu amigo Camaleão, muito bom dia! Mas que cor é essa agora? O amigo está azul porquê?E o sabiá explicou que a cor mais linda do mundo era a cor alaranjada, a cor da laranja dourada.
O nosso amigo, muito depressa, resolveu mudar de cor.
Ficou logo alaranjado, louro, laranja, dourado. E cantando, alegremente, lá se foi, todo contente...
Na clareira da floresta, saindo da capelinha, vinha o senhor Louva-A-Deus com a família inteirinha. Ele é um senhor muito sério, que não gosta de gracinhas.
Bom dia, Camaleão! Que cor mais escandalosa! Parece uma fantasia para um baile de Carnaval... Devias arranjar uma cor mais natural...Vê o verde da folhagem... o verde da campina... Devias fazer o que a natureza ensina.É claro que o nosso amigo resolveu mudar de cor. Ficou logo bem verdinho e foi pelo seu caminho...
Vocês agora já sabem como era o Camaleão. Bastava que alguém falasse, que mudava de opinião.
Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão. Ficava de todas as cores. Não sabia dizer NÃO.
Por isso, naquele dia, cada vez que se encontrava com algum dos seus amigos, e que o amigo estranhava a cor com que ele estava... adivinhem o que fazia o nosso Camaleão.
Pois, ele mudava logo de cor, mudava para outro tom...
Mudou de rosa para azul. De azul para alaranjado. De laranja para verde. De verde para encarnado. Mudou de preto para branco. De branco virou roxinho. De roxo para amarelo. E até para cor de vinho...
Quando o sol começou a pôr-se no horizonte, Camaleão resolveu voltar para casa. Estava cansado do longo passeio e mais cansado ainda de tanto mudar de cor.
Entrou na sua casinha, deitou-se para descansar e lá ficou a pensar:
Por mais que nos esforcemos, não podemos agradar a todos. Alguns gostam de farofa. Outros preferem farelo... Uns querem comer maçã. Outros preferem marmelo... Tem quem goste de sapato. Tem quem goste de chinelo... E se não fossem os gostos, que seria do amarelo?Por isso, no dia seguinte, Camaleão levantou-se bem cedo.
Bom dia sol, bom dia flores, bom dia todas as cores!Lavou a cara numa folha cheia de orvalho, mudou a sua cor para cor-de-rosa, que ele pensava ser a mais bonita de todas, pôs-se ao sol, contente da vida.
Logo que saiu, Camaleão encontrou o sapo Cururu, que é um cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
Bom dia, meu caro sapo! Que dia mais lindo, não está?
- Muito bom dia, amigo Camaleão! Mas que cor mais engraçada, antiga, tão desbotada...Por que é que não usas uma cor mais avançada?
O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:
Eu uso as cores que eu gosto, e com isso faço bem. Eu gosto dos bons conselhos, mas faço o que me convém. Quem não agrada a si mesmo, não pode agradar ninguém..."



Bom Dia, Todas as Cores! - Ruth Rocha

Dados da Aula/quarto e quinto anos

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber o conceito de verbo como ação, estado ou fenômeno da natureza.  
Identificar a ideia de tempo que o verbo transmite.  
Empregar os verbos nos tempos presente, passado e futuro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Conte a história “Bom dia, todas as cores!” de Ruth Rocha.

Sinopse:
Certo dia, na floresta, Camaleão acordou feliz. Mudou sua cor para cor-de-rosa, que ele achava a mais bonita de todas, e foi passear. Durante o passeio, Camaleão foi encontrando seus amigos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Camaleão concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu que na, verdade, é impossível agradar a todos durante todo o tempo. E no dia seguinte, só usou cor-de-rosa.
Faça a interpretação oral e coletiva, recordando as personagens, suas ações, o problema apresentado e a solução encontrada.
Divida a turma em grupos e apresente diferentes frases da história contada com os verbos destacados em cada uma delas.
Camaleão acordou de bom humor.
Amanheceu rapidamente na floresta.
O sapo é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
Camaleão ficou muito feliz com a sua cor.
Explore as palavras destacadas em cada uma das frases, perguntando às crianças:
  1. Em qual das situações, a palavra destacada na frase indica uma ação?
  2. Em qual das frases, a palavra em destaque indica um estado, uma condição do sujeito?
  3. Em qual das frases, a palavra destacada expressa uma mudança de estado, uma alteração no comportamento?
  4. Em qual delas, a palavra destacada indica um fenômeno da natureza?

Converse com as crianças sobre o que entendem por verbo e registre suas conclusões no caderno.
Exemplo:
As palavras destacadas nas frases são verbos. Eles podem indicar fatos como uma ação, um estado, uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza.
Atividade 2
Espalhe pelo pátio cartões com verbos em diferentes tempos e desafie as crianças a encontrá-los.
Depois, apresente a brincadeira. As crianças deverão formar grupos com os verbos encontrados, utilizando os seguintes critérios:
  1. Verbos que transmitem a ideia de algo que já aconteceu.
  2. Verbos que sugerem a ideia de algo que está acontecendo no momento.
  3. Verbos que transmitem a ideia de algo que ainda acontecerá.

Professor, você deverá conferir se está correta a relação entre os cartões e seus grupos e avisar que eles precisam ficar juntos.
As crianças devem inferir como é formado o grupo, analisando o que já descobriram.
A brincadeira termina quando todos localizarem o seu grupo.
Em seguida, promova um debate com a turma questionando como foi a observação e qual o raciocínio que estabeleceram para encontrar o seu grupo.
Explore com as crianças que os verbos apresentados se referem à ontem, hoje e amanhã.
Apresente cartões coloridos com as palavras: passado ou pretérito, presente e futuro. Desafie a turma a identificar o cartão referente ao seu grupo de verbos.
Atividade 3
Apresente a música “O Camaleão” de Paulo Tatit e Zé Tatit.
Cd Ruth Rocha
C.D. Mil Pássaros - Faixa 8

Um camaleão rosa choque
Ou rosa grená
Despertou numa manhã tão cheia
De cores no ar
Deu bom dia pra violeta
Roxa e lilás
Lavou o seu rosto no orvalho
Verde a brilhar

-Eu visto a cor que eu quero
- Se há sol eu sou amarelo

Subiu pelos galhos da figueira
E ficou marrom
Encontrou o vagalume aceso
E virou neon
Quando ouviu o sabiá cantando
Já mudou de tom
Qualquer cor que pinte pela frente
Ele acha bom
Distribua a letra da música para as crianças e pergunte:
  1. Em que tempo verbal está escrita a música?
  2. Se a informação se referisse ao passado, como estaria escrita? Reescreva a música, alterando o que for necessário.
  3. Agora, reescreva esta música no tempo futuro.
  4. Pinte, na frase que foi modificada, qual foi a palavra que sofreu alteração para variar no tempo.

Registre as descobertas feitas pelas crianças.
Exemplo:
Os verbos podem apresentar flexão de tempo: passado ou pretérito, futuro e presente.
As ações que já ocorreram estão no tempo passado ou pretérito, aquelas que ainda acontecerão estão no tempo futuro e as que estão acontecendo estão no tempo presente.
       Professor, o uso do livro “Bom dia, todas as cores!” é uma sugestão de escolha individual. Use a história de sua escolha e adapte esta aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário