Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

sábado, 21 de abril de 2012

O  Menino  Maluquinho

O  MENINO  MALUQUINHO

Para fazer a leitura completa do livro.
PLANO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental InicialLíngua PortuguesaLíngua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estimular a leitura e ensinar a criança a ouvir é essencial no ambiente escolar.
A partir destas atividades os/as alunos/as poderão:
- Interessar pela leitura.
- Aprender a ouvir.
- Reconhecer como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc).
-Identificar os dados que compõem a capa de um livro.
-Localizar as diferenças dialetais da linguagem oral e escrita.
-Enriquecer o vocabulário, a oralidade e a socialização.
-Elaborar uma poesia por meio de uma releitura.
-Descrever a confecção de uma pipa utilizando um texto instrucional.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a é importante que seus/as alunos/as sejam alfabéticos.
Estratégias e recursos da aula
Aula interativa.
Professor/a você vai precisar do livro “O menino Maluquinho” do Ziraldo. Editora Melhoramentos.
Poderá também utilizar a sala de multimídia.
Primeira Aula: Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma
Professor/a o autor do livro Menino Maluquinho, Ziraldo, consegue falar do universo infantil e das situações do cotidiano da criança de forma criativa e poética, por isso trabalhar com ele é sempre prazeroso para as crianças.
Crie um ambiente que estimule a curiosidade e amplie a expectativa no/as alunos/as, deixando recados na sala com uma semana de antecedência:
“Em breve receberemos uma visita especial em nossa sala”.
“Ele está chegando... Quem será”?
“Ele é levado da breca, mas é muito amigo, chegará nesta... feira.”
No dia marcado para a visita, combine com alguém para que se caracterize de Menino Maluquinho para entrar quando for apresentar a história. Questione quem eles/as acham que é este menino, como se chama, onde vive....
A HORA DA HISTÓRIA
Organize a sala de aula e verifique se os/as alunos/as estão confortáveis. Inicialmente apresente a capa do livro e vá identificando os dados que o compõe e porque são importantes.
Leia o livro imitando o timbre de voz infantil quando for a fala do Menino Maluquinho. É um livro com falas curtas e sua leitura é muito interessante, prende a atenção das crianças.
Terminando a leitura faça uma discussão com os/as alunos/as a respeito da história, observando que o autor usa expressões diferentes na fala quando se refere ao menino.
Pontue as brincadeiras que o menino faz e que eles/as também gostam de brincar, o que não gostam, se acham alguma atitude dele perigosa ou inconveniente e o por que.
Professor/a no sítio http://www.ziraldo.com/menino/mm10.htm , você encontrará a história do Menino Maluquinho online e também poderá ter a opção de apresentar-lhes o filme do Menino Maluquinho, porém não deixe o livro perder sua magia, por isso apresentá-lo e estimular a leitura no livro é muito importante. Você poderá pesquisar nos sítios:http://www.ziraldo.com/historia/biograf.htm  ou http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u496.jhtm , para se informar sobre dados bibliográficos de Ziraldo.
Registrando no caderno
EXPLORAÇÃO DA CAPA DO LIVRO “O MENINO MALUQUINHO”
Professor/a depois de explorar a capa do livro, proponha a seguinte atividade:

1) Anote a seguir algumas informações importantes sobre o livro “O Menino Maluquinho”:
Nome do autor:______________________________________
Nome da editora:_____________________________________
Número da edição:____________________________________
Ano da publicação desta edição:_________________________
2) Quais as palavras que foram escritas em destaque na capa?
_________________________________________________
3) Qual imagem foi colocada na capa?__________ _________
Por quê?___________________________________________
4) Quem foi o ilustrador?_____________________________ __
MINHA OPINIÃO SOBRE O LIVRO

- Professor/a explore o livro no sentido de estimular a leitura e não como uma cobrança de memorização de fatos. Procure estimular seus/as alunos/as a refletirem sobre a história. Aproveite a exploração oral e sistematize:

1- Dê sua opinião:
a) O que o Menino Maluquinho gosta de fazer?
b) Quais brincadeiras que o Menino Maluquinho faz e que você considera perigosas? Justifique sua resposta.
c) Você gostou desta história? Justifique.
Segunda aula: duas(2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
Poesia “O menino maluquinho”
E a pipa                                                                        
quem fazia                                         
era mesmo o menininho
pois ele havia aprendido                                         
a amarrar linha e taquara
a colar papel de seda
e fazer com polvilho
o grude para colar
a pipa triangular
como o papai
lhe ensinara
do jeito que havia
aprendido
com o pai
e o pai do pai
do papai.
ZIRALDO, O menino Maluquinho. In: MARQUES, Yolanda. A mágica de aprender (livro integrado). São Paulo: Companhia Editora Nacional. V. 4
ORIENTAÇÕES:- Professor/a explique para os/as alunos/as como se estrutura uma poesia e porque lemos e escrevemos poesias.
Problematize:- Quantos versos e estrofes a poesia possui?
- Qual é o título da poesia? E o autor?
- Qual o tema da poesia?
- Onde encontramos este tipo de texto?
Aproveite a poesia e trabalhe a sua interpretação escrita e as dificuldades ortográficas que os/as seus/suas alunos/as apresentam.
Professor/a sempre que trabalhamos com histórias ou poesias do Ziraldo, faz-se necessário explorar o sentido das expressões e a linguagem coloquial (a língua coloquial, é uma variante espontânea, utilizada nas relações informais entre dois ou mais falantes. É a língua do cotidiano, sem muita preocupação com as normas) que ele utiliza, pois algumas não fazem parte do contexto das crianças. Veja uma sugestão de atividade que poderá ser utilizada para trabalhar essas expressões.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE PODEM SER CRIADAS A PARTIR DA POESIA:
1) Numere a palavra grifada ao seu significado e depois reescreva a frase utilizando a palavra substituída.
a) Rabeava lá no céu ( ) arranco
b) Dava tranco ( ) voava
c) Amarrar linha e taquara ( ) muito
d) Rodopiava adoidado ( ) bambu
2) Quem ensinou o menininho a fazer pipa? Qual parte da poesia que fornece esta informação?

3) Descubra na poesia o material que o Maluquinho usou para fazer pipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário