FICHA DE LEITURA- INTERPRETANDO A NARRATIVA DO LIVRO
1) Identificação do
livro:
Título:____________________________________________________
Autor(a):_________________________________________________
Ilustrador(a):______________________________________________
Editora:__________________________________________________
Há
ilustrações? Como são?
________________________________________________________
2) Personagens:
Quais são os
personagens principais da narrativa? Descreva-os fisicamente e psicologicamente
usando adjetivos.
3) Ambiente:
Se a narrativa
conta como é o ambiente em que se passa a história descreva-o detalhadamente,
caso não traga essas informações imagine como seria e escreva.
4)Tempo:
Localize na
narrativa algo que comprove o tempo em que ela se passa e escreva.
5) Clímax:
Escreva o que
aconteceu de mais importante na narrativa que gerou um certo suspense.
6) Resumo para
explicar o desfecho.
Faça um resumo da
leitura explicando como se deu o desfecho.
7) Crítica e Conclusão.
Hora de opinar, o
que mais gostou, o que não gostou, o que mudaria? O que esta leitura nos faz
refletir?
SEGUNDA OPÇÃO:
ATIVIDADE LITERÁRIA DO LIVRO “
FABIANA NA FLORESTA”
ESCOLA:_________________________________________________________________________
ALUNO(A):_________________________________________________
DATA:____/_____/______
PROFESSORA:______________________________________________TURMA:________________
1- Observe a capa do livro e responda:
a) Nome da obra:
b) Autor(a):
c) Ilustrador(a):
d) Editora:
2- Qual é o nome da menina da história?
3- Descreva o cenário onde acontece a
história.
4- Relacione as características físicas de Fabiana.
5- Qual a cor predominante e preferida
da menina?
6- Fabiana amava a natureza e dela
cuidava. O que ela fazia para ajudar seus amigos quando estavam em apuros?
7- O que Fabiana fazia se a Chuva e o Sol
demorassem a chegar?
8- Numa
certa manhã o Sol não apareceu. Cada animal levantou uma hipótese do que
havia acontecido. Escreva o nome do animal de acordo com sua fala.
a) “Não podemos ficar sem a energia do
Sol, podemos até morrer.”
b) “É um eclipse total do Sol.”
c) “O Sr. Sol perdeu a hora.”
9- Como Dona Coruja descreveu o eclipse?
O que acontece?
1- Fabiana foi até a casa do Sr. Sol
para ver o que havia acontecido.Qual foi a explicação dada pelo Sol?
2- Quem curaria os machucados do Sr.
Sol? Como fariam?
3- Quem levou Fabiana até Dona Neve? Que
outros lugares foram juntas?
4- Fabiana conseguiu convencer Dona Neve
com seus elogios? Por que?
14-Por que Dona Neve e Dona Chuva são
iguais?
15- Complete as lacunas de acordo com a
história:
a) Dona Neve é água em estado ___________________________.
b) Sem Dona Chuva as plantas nem
__________________ e nem ____________________. O ar fica _________________________
e a floresta pega ________________. O Sr. Sol não______________.
c) Dona ____________________ concordou
em ajudar o Sr _______________. Penetrou em seu quente lar, então o céu ficou
___________________________ e um imenso __________________________________ se
formou da união da Chuva com o Sol. A ____________________ terminou na
floresta.E todos fizeram uma grande____________.
16- Que parte da história você mais gostou?
Escreva ou ilustre.
Muito bom. Ajudou bastante.
ResponderExcluirMuito bom. Ajudou bastante.
ResponderExcluir