Quem sou eu

Minha foto
Professora graduada no Curso Normal Superior pela Universidade de Uberaba-MG,pós-graduada em Coordenação Pedagógica-UFOP-MG, atuando na área de Ensino Fundamental e Médio.

quarta-feira, 18 de abril de 2012


 O  MEU  PÉ  DE  LARANJA  LIMA

A história é narrada por Zezé, menino pobre de 5 anos que mora em Bangu, no Rio de Janeiro. A família é grande, o dinheiro pouco e Zezé precisa achar seu lugar na família e no mundo. No meio do sofrimento, o menino cria um mundo de fantasia para se refugiar e curar as muitas dores das surras diárias; nesse mundo seu melhor amigo é Minguinho Xururuca o pé de laranja lima do fundo do quintal.
Zezé apanha muito porque faz muita arte: pra mim, ele apanha porque a família embrutecida pela miséria não consegue educá-lo nem pela sabedoria nem pelo exemplo, e ele faz arte porque esse é o único jeito de ter a atenção dos pais e irmãos mais velhos, tão acabrunhados pela tristeza de serem pobres que não conseguem perceber mais nada além disso. Zezé transborda de amor, mas não tem com quem compartilhar.
É um menino “sedento por ternura”, como bem repara o Portuga; o “melhor leitureiro” e aluno atencioso da professora Cecília Paim; o “anjinho cantador” do mascate Ariovaldo; e o “afilhado do Diabo” para a família. Através das várias e única face da criança, o autor comenta a desigualdade social, os preconceitos, a violência da pobreza.
O fato de que tudo isso é filtrado pelo olhar generoso e criativo infantil não o torna mais bonito – ao contrário, faz o leitor sentir a dor com mais força, torna a tristeza mais profunda.
O livro foi adaptado para o cinema em 1970 e em fomato de telenovela em 1970 [Tupi], 1980 [Band] e 1998 [Band, reexibido pela Fox Life em 2006]. A que assisti deve ter sido a de 1980.
Sobre o autor

José Mauro de Vasconcelos nasceu de família nordestina pobre, em Bangu, no Rio de Janeiro, em 26 de fevereiro de 1920.

Foi agricultor, operário, boxeador profissional, professor primário, garimpeiro, sertanista, modelo, ator de cinema (em filmes como Floradas na Serra de 1954, Mulheres e Milhões de 1961 e A Ilha de 1963, entre outros); ator de TV, jornalista e radialista, além de escritor e pintor.

Há uma estátua sua, como modelo, do escultor Bruno Giorgi, no Monumento à Juventude, na antiga sede do Ministério da Educação.

No Livro Meu Pé de Laranja Lima, seu maior sucesso editorial, vendendo nos primeiros meses de seu lançamento, 217 mil exemplares, serve-se de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida.

Dono de uma literatura leve e agradável, José Mauro fez grande sucesso junto ao público. Mesmo assim a importância do seu trabalho não é devidamente reconhecida no Brasil.
 
Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis que o seu tio Edmundo lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinagens pela rua, a pregar peças aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa. Somente de sua irmã Glória, que ele carinhosamente chama de ” Godóia“.
Ao mudarem de casa, Zezé encontra no seu quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.
resumo do artigo da wikipédia
Sinopse
Baseado no best-seller de José Mauro de Vasconcelos. Drama infantil que emocionou muitas gerações. A história de Zezé, menino de seis anos de idade. Muito pobre, ele brinca num pé de laranja lima que se torna seu amigo e confidente.

Ficha Técnica:
País de Origem: Brasil
Gênero: Comédia
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 108 min
Ano de Lançamento: 1970
Direção: Aurélio Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário